0

Voltar ao mundo de animação da Disney, os filmes que nos marcaram a infância e que víamos por diversas vezes em VHS e na sua versão Brasileira. Hoje recordo o Pinóquio, um pequeno boneco de madeira que se tornou um menino de verdade.

Carlo Collodi escreveu as aventuras de Pinóquio, um livro de 1881 que em 1940 se tornou a 2* longa metragem de animação da Disney, um filme supervisionado pelo próprio Walt Disney. A história de Pinóquio é uma das mais adaptadas de sempre, que mostra a marioneta criada pelo talentoso Geppetto a ganhar vida e a ter algumas dificuldades sempre que conta mentiras, já que isso faz o seu nariz crescer,

Na sua versão original, o boneco é uma personagem um pouco indesejável e Walt Disney fez com que mudassem isso, para se tornar mais inocente e que assim conquistasse o coração do público também. Venceu Óscares de melhor música e melhor canção, com a Wish Upon a Star a ficar na história como uma música enternecedora e que ajudou a popularizar ainda mais o filme. Isto apesar de que quando este estreou nos cinemas, ter sido um fracasso de bilheteira (muito por culpa da guerra) mas que com alguns relançamentos chegou rapidamente ao estatuto de clássico de animação.

Voltaram as estrelas de cinema para fazerem as vozes das personagens, ajudando a dar outra dimensão à coisa e fazendo com que algumas delas, como o Grilo Falante, ficassem tão populares que começaram a ser usadas em vários formatos, desde a banda desenhada aos desenhos animados.


O velho Gepeto constrói Pinóquio, um boneco de madeira que Gepeto trata como filho e que numa noite estrelada deseja à estrela do Norte que este se torne real. É então que uma fada azul dá vida a Pinóquio, mas avisa-o que ele tem que mostrar a coragem, a lealdade e a honestidade, virtudes que ele tem que aprender para se tornar um menino de verdade.

O Grilo Falante torna-se a sua consciência e tenta ajudar ele a não se colocar em encrencas, mas Pinóquio se envolve em uma confusão atrás da outra, especialmente por causa de João Honesto, uma raposa antropomórfica que tenta enganar a marioneta ingénua para que esta se torne uma atracção de Stromboli.

As coisas podiam ter corrido muito mal, ele fica preso numa gaiola e só consegue fugir com a ajuda da fada e do seu amigo Grilo. A coragem do pequeno boneco de madeira aparece quando este precisa salvar Gepeto, que está preso dentro da barriga de uma baleia.

Tanto em Portugal como no Brasil foi um clássico da Disney de grande sucesso, por cá chegou a ter músicas tocadas por uma orquestra na rádio da Emissora Nacional. Quando passou na RTP no Natal de 1966 foi um sucesso estrondoso e a sua VHS foi uma das mais vendidas de sempre. Muitos anos depois foi feita uma versão dobrada em Português, o que para muitos nem foi a melhor solução já que mantêm na memória a sua versão em brasileiro.
















Enviar um comentário Blogger