0

As paródias de Weird Al Yankovic chegaram tarde a Portugal, mas também por cá o seu humor foi apreciado, e no advento da MTV já todos conheciam e riam com os videoclips bem humorados deste artista.

Alfred Matthew "Weird Al" Yankovic nasceu a 23 de Outubro de 1959 na Califórnia nos Estados Unidos, descendente de pais de origem Jugoslava, que lhe ofereceram um acordeão aos 6 anos, instrumento que aprendeu rapidamente a tocar e assim a interessar-se pelo mundo da música.

Ficou fã de Elton John nos anos 70, começando a usar o seu acordeão para tocar rock e decidindo enveredar por um lado musical onde fazia paródias do género, relembrando os conselhos do seu pai que sempre lhe disse para se divertir naquilo que fazia. Começou a publicar o seu material num programa de rádio muito conhecido, o Dr. Demento show, e a sua primeira música de sucesso foi uma versão do "My Sharona" dos The Knack, chamando de "My Bologna".

Decidiu então deixar os estudos para se dedicar mais à música, editando um single em Setembro de 1980 chamado "Another one rides the bus", baseando-se numa muito conhecida dos Queen. A atenção que tinha em equilibrar a letra com diversos comentários de cultura pop, equilibrando isso com uns elementos de Polka. Os seus telediscos tinham muito sucesso, a atenção ao detalhe era fantástica, conseguia igualar ao pormenor e cena a cena o videoclip original, e isso ajudava a que tudo ficasse ainda mais engraçado e ao sucesso das suas músicas.

Por cá foi sem sombra de dúvida a versão de "Smells like Teen Spirit" dos Nirvana que apaixonou os Portugueses, aqueles que ainda não conheciam a sua música e ficaram a conhecer com este clip que passava regularmente por cá. Eu conheci-o pela primeira vez num filme, quando aluguei a k7 VHS do filme UHF, ficando fã do seu humor e do nonsense daquilo tudo.


A sua versão "Eat it", de "Beat it" de Michael Jackson, atingiu o top 20 da Billboard e foi um dos mais vendidos da sua carreira. Uma carreira bem sucedida, onde vendeu mais de 11 Milhões de discos, ganhou 4 grammys e foi nomeado 11 vezes, parodiando mais de 150 canções e a sua carreira teve sempre um sucesso constante, apesar de ter sido mais popular nos anos 80, foi já no Século XXI que conseguiu ter um álbum no top 10 dos Estados Unidos e em 2014 conseguiu mesmo o 1º lugar,

Era conhecido nos anos 80 pela sua roupa colorida e seus óculos grandes, passando pela sua enorme cabeleira cheia de caracóis que não passava despercebido. Na viragem de século decidiu melhorar a sua imagem, fazendo uma operação laser e mudando a forma de vestir. O humor e a qualidade dos seus videoclips, igualando cena a cena os originais que parodiava continuam iguais, e talvez por isso continue respeitado e apreciado por muitos.

Yankovic é o único autor das suas músicas, não aceitando ideias e sugestões de fãs por razões legais, e evitar assim problemas em tribunais. As suas versões de músicas da Madonna e Michael Jackson tornaram ele alguém muito conhecido do público,mas a sua obra envolve um grande número de artistas. Isto para além de fazer músicas suas originais, mas sempre com o intuito cómico no seu processo criativo.

Quem gosta de ver os seus videoclips?




















Enviar um comentário Blogger