0


A RTP sempre teve programas dedicados à música, e nos anos 80 o Vivámúsica foi um dos mais marcantes. Era uma companhia habitual para todos os amantes da música no final da tarde de Sábado, com apresentação de Jorge Pego.

Vivámúsica surgiu pela necessidade da RTP apresentar todos os telediscos que chegavam à estação, começou a ser transmitido quinzenalmente na RTP 2 mas a sua popularidade fez com que passasse para o primeiro canal, sendo emitido semanalmente aos Sábados pelo final da tarde.

Jorge Pego, que apresentava o Todos No Top da Rádio Comercial, foi o apresentador escolhido para o programa, definindo as linhas do mesmo com a ajuda de João Igreja e Manuel Medeiros. Uma das suas sugestões, foi por exemplo o aumentar da aposta na música Portuguesa, coincidindo assim com o boom que ocorria no Rock nacional.

Começou a ser transmitido no começo de 1981, passando para o primeiro canal no final desse ano. Os telediscos começaram a ser filmados e produzidos por elementos do programa, ajudando assim a promover a música nacional e o sucesso de um passava pelo sucesso do outro. Pego disse várias vezes que a popularidade do programa teve o seu pique, quando o rock nacional estava também no top da popularidade.

Em 1986 foi produzida uma segunda série, com o programa a ganhar mais minutos e a apresentar mais música internacional, também porque deixavam de haver os apoios da RTP a mais realização de videoclips com artistas nacionais. Ainda foi feita uma terceira série, que passou a apresentar o top de vendas nacional e a ter mais um apresentador, Luís Montez.

Não durou muito mais e foi substituído por outro do género, algo que hoje em dia infelizmente não acontece na nossa estação pública. Na Antena 1 existe desde os anos 90 um programa com um nome quase igual, apenas separando as palavras dando um ar mais formal a ele.









Enviar um comentário Blogger