0

Enid Blyton encantou gerações com as suas histórias, e hoje relembro aqui outra das suas colecções, que por cá ficou conhecido como As Gémeas, ou como muitos referiam, As Gémeas de Santa Clara.

St. Clares era o nome desta colecção no original, ou seja o nome do colégio, mas por cá deu-se mais ênfase às protagonistas dessas histórias, duas gémeas. A colecção das Gémeas tinha ao seu leme Enid Blyton e Pamela Cox. os primeiros 6 livros foram da autoria de Blyton e publicados entre 1941 e 1945, enquanto que os outros três foram escritos por Cox e publicados já no Século XXI.

Patrícia "Pat" e Isabel O' Sullivan eram as protagonistas, que fizeram algum sucesso entre o público feminino Português, isto porque apesar dos Cinco dar para todos os públicos, era mais o masculino que se via agarrado a esses livros. Chegou a haver um desenho animado, um anime, que também passou por cá com algum êxito entre as meninas da década de 80.

As gémeas tinham uma personalidade muito forte, e causavam por vezes problemas em todas as escolas por onde tinham passado, por isso a ambientação ao colégio nem sempre foi a melhor, mas ao longo dos tomos foram crescendo e com a ajuda das suas amigas passaram de meninas para pequenas mulheres.

Teve várias edições em Portugal, Editorial Presença e Circulo dos Leitores foram das mais conhecidas, sendo ultimamente editadas pela Oficina do Livro numas capas bastante agradáveis da Patrícia Furtado.

















Enviar um comentário Blogger