0

Os Barriguitas foram um dos bonecos mais famosos dos anos 80, um dos maiores best sellers da Famosa e tornou-se das prendas preferidas para toda a jovem menina dessa década.

Sempre tivemos a nossa quota parte de brinquedos Espanhóis nos anos 70 e 80, a empresa Famosa era presença constante nos escaparates das lojas Portuguesas, por isso não foi de estranhar que os Barriguitas também tivessem algum sucesso por cá.

O boneco destacava-se pela sua cabeça e braços moles e maleáveis, em contraste com o seu corpo duro e de plástico. Por cá a versão mais popular, foi a variedade carequinha e de olhos azuis, que fazia ainda ter mais aspecto de bebé do que toda a linha deste popular brinquedo.

A primeira versão desta linha saiu em 1969, e nos anos 70 existiam duas variedades, uma de cabelo liso e outra de cabelo ondulado, sendo esta última a única a ser comercializada no final dessa década. Ganhando o prémio de brinquedo do ano numa importante feira do género, os Barriguitas entraram nos anos 80 com toda a força, apostando numa gama de acessórios para capitalizar o interesse pelo boneco.

Para além disso algo chamava a atenção nesta gama da Famosa, a variedade étnica dela apresentava para todos um boneco mulato, um índio e até um chinês. Para além das roupas diferentes para vestir as barriguitas, começaram a aparecer outros objectos, como berços, armários, etc, tudo que fizesse as pequenas crianças querer completar a experiência barriguita.


Existiam diferentes tipos de barriguitas também, como disse as mais populares por cá eram as de simples bebé, mas existia de tudo um pouco, desde uma pequena criança que podia andar a uns que tinham uma barriga preparada para receber muitos beijos.

A dada altura saiu uma gama para coleccionadores, com personagens temáticas como um Gnomo, Ninfa ou outra personagem mitológica. Nos anos 80 a linha atingiu todo o seu potencial, foram acrescentados outros elementos étnicos (como um esquimó) e a dada altura criou-se uma linha baseada nos contos de fada como Branca de Neve e afins.

Todos eles populares, todos eles bom sucesso de vendas, os olhos que se mexiam ligeiramente, que ficavam semicerrados e pareciam um bebé a dormir, tudo isto apaixonava as meninas que brincavam assim com os seus filhotes de uma forma muito apaixonada. Para além de França e Portugal, países fronteiriços de Espanha, também alguns países da América do Sul receberam com entusiasmo estes bonecos, sendo que no Brasil foram lançados pela Estrela e mesmo com outro nome foram êxito de vendas.

Foram sempre evoluindo e ganhando novas colecções, mas perdendo algum terreno para outros brinquedos e bonecos do género. Quem teve um barriguita?


















Enviar um comentário Blogger