0

Mandrake é mais uma criação de Lee Falk, uma personagem que marcou época e um dos símbolos da King Feature Syndicate, Um Mágico cheio de estilo e que derrotava os seus inimigos sem recorrer à violência, que podia ser encontrado nas tiras de jornais ou nas revistas da RGE.

Antes da criação do Fantasma, o autor Lee Falk tinha criado uma série de aventuras com um Mágico cheio de estilo, que chamou de Mandrake, como um mágico chamado Leon Mandrake conhecido pela sua Cartola alta, bigode fino e capa escarlate. Publicado a 11 de Junho de 1934, rapidamente teve o artista Phil Davis a tomar conta da arte da personagem, redefinindo a mesma e a deixando como um símbolo de personagens de banda desenhada.

As histórias passavam-se nos anos trinta, mostrando Mandrake em Xanadú, uma propriedade fantástica no alto de uma colina. Tinha uma noiva, a princesa Narda de Cockaigne4 , fictício reino na Europa oriental e era ainda acompanhado por Lothar, um príncipe africano que abandonou a sua tribo para acompanhar o mágico e tornando-se assim muito provavelmente o primeiro personagem negro nas histórias em quadrinhos.

Elegantemente vestido em finos ternos, usando cartola e luvas e uma capa forrada em vermelho, Mandrake conseguia evitar confrontos físicos utilizando a hipnose, bastava um olhar e fazia com que o bandido em vez de uma arma ter um ramo de flores na mão. O seu principal inimigo era o Cobra, e as suas aventuras iam desde evitar o simples crime a situações de tráfico e outras mais graves.


No Brasil estreou-se num suplemento juvenil de Jornal em 1935, mas teve bastante destaque numa série de revistas publicadas pela Rio Gráfica Editora, que não tinham o mesmo fascínio para mim do que as do Fantasma, mas cheguei a ler com interesse uma ou outra aventura. Por cá estreou-se na Mundo de Aventuras a 19 de Outubro de 1950, sendo também publicado em diversas revistas como Águia (1ª série), Álbum Agência Portuguesa de Revistas, Álbum Correio da Manhã, Álbum do Mundo de Aventuras, Álbum Editorial Futura, Álbum Portugal Press, Almanaque «O Mosquito», Aventureiro, Canguru (1ª série), Chico Zumba, Ciclone, Comix, Condor (amarelo), Condor (mensal), Condor Popular, Enciclopédia «O Mosquito», Êxitos da TV, Galo, Gatinha, Grilo (APR), Grilo, Herói (1ª série), Herói (2ª série), Heróis Inesquecíveis, Jornal do Cuto, Mandrake (1ª série), Mandrake (2ª série), Mandrake (Especial), Mundo de Aventuras (2ª fase), Mundo de Aventuras Especial, Quadradinhos (1ª série), Quadradinhos (2ª série), Quadradinhos (3ª série), Selecções (Mundo de Aventuras), Selecções BD (2ª série), Tico, Tigre (1ª série), Viva!

Também fez sucesso nos desenhos animados Defensores da Terra, onde ele e Lothar tinham bastante destaque.







Enviar um comentário Blogger