0

Mais uma série de mistérios com o selo de qualidade da Agatha Christie, desta feita com adaptações dos livros estrelando a personagem Miss Marple.

Miss Marple foi mais uma criação da escritora Agatha Christie, aparecendo em diversos livros da autora e estrelando alguns pequenos contos editados pela mesma. Assim como com Poirot, também esta personagem foi adaptada ao pequeno ecrã, com mais de 10 episódios com a chancela da BBC e tendo a veterana Joan Hickson no principal papel.

Antes disso já tinham existido diversas peças de teatro  e até filmes com Miss Marple, com Margaret Rutherford a interpretar uma versão muito diferente daquela que conhecíamos dos livros. A própria Christie não gostou muito destas versões, mas chegou a escrever um livro baseado na actriz, que ficou muito famosa na Alemanha, onde estas películas são repetidas por diversas vezes para gáudio dos fãs germânicos.

Era uma Miss Marple mais jovial, menos sóbria do que a versão em papel, para além de ter vários trabalhos ao contrário do que Christie tinha idealizado. Angela Lansbury, antes de ser a fantástica Fletcher em Crime, Disse ela, foi também Miss Marple num único filme em 1980.

Margaret Rutherford como Marple
Mas foram os 12 episódios da BBC que fizeram com que muitos de nós reconhecessem Joan Hickson como a verdadeira Miss Marple, numa versão física e psicologicamente mais fiel às obras de Christie. Mais de 30 países acompanhavam avidamente as aventuras desta detective com ar de avó, brilhantemente interpretada pela octagenária Hickson.

Bastantes fiéis aos livros, aqui podíamos ver a mente brilhante de Marple em acção, que muitas vezes solucionava um crime simplesmente ouvindo uma frase de alguém e com o seu rápido raciocínio deduzia algo desse mesmo comentário.

Não trabalhava e vivia dos rendimentos e da ajuda do seu sobrinho, que apareceu num par de episódios, gostando da pacatez da sua casa e não era muito de se envolver com os outros. A actuação brilhante da actriz conquistou até a Rainha Isabel II, que se revelou ser uma fã incondicional do programa.

Em 2004 a ITV decidiu fazer de novo uma série baseada nas obras com Miss Marple, com a actriz Geraldine McEwan a assegurar o papel principal nos primeiros episódios, sendo substituída por Julia McKenzie.

Passou na RTP por diversas ocasiões, sendo também transmitida várias vezes em vários canais de cabo, provando que também continua muito popular no nosso país.









Enviar um comentário Blogger