0

O trio Odemira é um daqueles grupos que parece que existe desde sempre, tal é o tempo de carreira que têm, Um favorito das nossas tias e avós, e que conhecíamos por ser também uma das presenças mais aguardadas no Natal dos Hospitais.

Os irmãos Júlio e Carlos Costa foram ainda novos para Odemira, começaram a participar em concursos e  em 1955 venceram um promovido por um programa raidiofónico da moda e que ajudou a catapultar este Duo Odemira para as ondas da rádio.

Pouco tempo depois entrou José Ribeiro, que ajudou assim a formar o Trio Odemira e onde ficou durante 22 anos. Em 1957 gravaram o primeiro LP pela Valentim de Carvalho e começaram a estabelecer uma carreira, com as suas músicas românticas e graças ao carisma e à voz de Júlio.

No final dos anos 50 e começo da década de 60, embarcaram numa série de concertos pelo continente Africano, ajudando a tornar o nome do grupo mais conhecido e e fazendo com que começassem a actuar um pouco por toda a Europa, e no final da década ficaram uma temporada com Tony de Matos nos Estados Unidos e no Canadá.


Gravaram um grande repertório de músicas, tornando-se uns dos mais activos no panorama musical nacional, abrandando um pouco nos anos 70 quando decidiram abrir uns restaurantes, mas voltando em força nos anos 80, quando já tinham a companhia do irmão Juca.

"Maldita tu, Ana Maria" e "Anel de Noivado" foram das músicas mais tocadas nessa década, e ajudaram a popularizar ainda mais o trio que aparecia agora frequentemente na TV e tornou-se um dos mais importantes a abrilhantar o Natal dos Hospitais. São poucos os Portugueses dessa década que não sabem cantarolar a partir do "A igreja estava toda iluminada.." ou não conheça alguns versos da canção sobre uma Ana Maria que não respeitava os sentimentos do outro.

Nos anos 90 a RTP convidou o grupo para gravar um especial de carreira no Coliseu dos Recreios, a banda é aliás das que tem mais compilações a celebrar a sua carreira, tal a força que possuem no nosso mercado. Ainda actuam no Século XXI, começando a incluir ritmos latinos no seu repertório e começaram até a recuperar músicas de artistas como Amália.

Quase todos têm um carinho especial por este trio, e o carisma de Júlio ajuda a que a banda fique para sempre na história da música Portuguesa.

















Enviar um comentário Blogger