0


Mais um daqueles desenhos animados que passaram na RTP nos anos 80, envolvendo animais de ar fofinho e com uma bela dobragem Portuguesa. Nils Holgersson era uma adaptação de um livro de histórias do mesmo nome, deixando-nos fascinados com tudo aquilo e ganhando um cantinho no nosso coração.

Nils Holgersson foi escrito por uma professora Sueca, Selma Lagerlö, tendo sido publicado em 1906 e 1907 e que fez com que ganhasse o prémio Nobel da literatura. Foi uma ideia que Selma teve para que o estudo de Geografia não fosse tão aborrecido, e assim as crianças soubessem mais sobre os rios, lagos, cidades e tudo o que mais precisassem saber.

Mais uma vez foi um estúdio Nipónico a adaptar uma história ocidental para desenho animado, algo comum nessa década, que produziram mais de 50 episódios que foram para o ar em 1980, sendo emitidos pela RTP em 1987, com mais uma daquelas dobragens portuguesas de qualidade da estação pública.

Holgersson era um pequeno rapaz de 14 anos, que ao contrário de muitos outros heróis dessa altura, era muito preguiçoso e mal comportado que vivia fazendo maldades nos animais da quinta onde vivia no sul da Suécia. Mas a coisa corre-lhe mal quando se mete com um duende que se vinga de uma forma original, reduz Nils a um tamanho diminuto (e o hamster que estava com ele), o que faz com que o rapaz ficasse à mercê dos animais que judiava.

Quando o ganso doméstico, chamado Martin, decide acompanhar um bando de gansos bravos até a Lapónia, Nils e seu hamster vão agarrados ao seu pescoço, e acabam por viver grandes aventuras juntos, o que faz com que a sua amizade cresça e se torne muito forte.

Irene Cruz, Canto e Castro, Luísa Salgueiro, João Lourenço e Teresa Sobral são alguns dos nomes envolvidos na dobragem fantástica da RTP, que deu ainda mais charme e carisma a estas aventuras. Como tantos outros da altura, teve também sucesso com colecção de cromos, bonecos pvc e livros diversos.




                            









Enviar um comentário Blogger