0


Um daqueles cartoons que me lembro de ver de fugida, deve ter sido usado como tapa buracos na RTP, mas divertia-me muito sempre que via estes dois corvos em acção. Heckle and Jeckle pertenciam a uma geração de cartoons politicamente incorrectos, sendo considerados uns dos melhores neste formato provocativo mas muito divertido.

Heckle and Jeckle (Faísca e Fumaça no Brasil, por cá não me recordo como ficou conhecido) foram uns dos principais cartoons a sair do estúdio Terrytoons, curiosamente criados por Paul Terry,  em 1946, tendo sido transmitidos de tempos a tempos durante várias décadas. Por cá recordo-me de apanhar alguns na primeira metade dos anos 80, como muitos desenhos deste estúdio, na sua versão original e com legendas em Português.

O cartoon mostrava-nos dois corvos (ou gralhas) desbocados, que adoravam provocar os outros e que adoravam uma boa querela. O estilo de humor era um pouco como o Bugs Bunny ou alguns do Tex Avery. alguma loucura e protagonistas que não fugiam a uma boa luta enquanto gostavam de humilhar os seus adversários. Ao contrário do Bugs, estes corvos perdiam algumas das suas batalhas, mas isso não os impedia de mandarem a sua tirada.

O criador dos estúdios considera este um dos melhores produtos a sair dali, e realmente do que me recordo do humor e estilo isso não devia fugir muito à verdade. A prova da sua popularidade foi que tiveram uma revista de banda desenhada também ela com algum sucesso.














Enviar um comentário Blogger