0

Heathcliff faz parte de um grupo restrito de desenhos animados que estrearam na TVI, com uma dobragem em Português acima da média e um protagonista muito carismático.

George Gately criou a banda desenhada de Heathcliff em 1973, mas por cá só conhecemos a personagem no desenho animado da DIC de 1984. Muitos podiam pensar em Garfield ao ver isto, afinal este era também um gato laranja a fugir para o gordinho, mas este tinha um humor mais corrosivo e tinha aventuras mais atribuladas.

Por cá isto foi transmitido na TVI em 1993, no programa A Casa do Tio Carlos, numa dobragem em Português de boa qualidade, talvez das últimas do género. Heathcliff (Rui Paulo) era apaixonado pela gata Sónia (Teresa Madruga) e apesar de preferir estar o dia todo sem fazer nada, quando estava perto dela fazia tudo para a cortejar e afastar outros gatos dela. O mesmo acontecia com a outra dupla amorosa de gatos (que tinha os mesmos actores nas vozes) com a diferença que Riff Raff era menos calão, mas tinha a mesma paixão por Cléo.

Na dobragem tínhamos ainda António Feio (que também dirigia os actores) e Adriano Luz, pena que quando repetiu anos mais tarde no canal Panda, não foi apresentada esta versão e sim a versão em Espanhol. Quem viu isto na TVI?


Heathcliff
Heathcliff é um gato
bem disposto e educado
mas ninguém pensa em engana-lo
vai passar um mau bocado.

É um ás, o campeão
passa o tempo a magicar,
arranjar novas partidas
p'ra os amigos animar.

E não há memória
de ouvir uma história
de pernas para o ar
com o Heathcliff a contar.

E os gatos seus amigos
dizem que ele é o maior
e bichanam uns aos outros,
mas que grande professor.

Heathcliff
Heathcliff é um gato
bem disposto e educado
Mas não pensam que o enganam
pois ele vai correr
vai chegar e vencer.















Enviar um comentário Blogger