0

Um dos maiores casos de sucesso de música infantil do Brasil, a Turma do Balão Mágico conjugava os discos com um programa televisivo (também ele bastante popular) e fez aquelas crianças ficarem na memória de todos.

Em 1982 surgiu um grupo infantil que viria a escrever o seu nome na história da música Brasileira, e até na televisão onde tiveram direito a um programa na Rede Globo, tornando-se um enorme sucesso por todo o País e também em Portugal onde foram editados alguns vinis (o programa não passou por cá).

A Turma do Balão Mágico era constituída por Simony (uma ex menina circense) que aos cinco anos se tornava assim a líder do trio, que tinha ainda o Tob (que era o "par romântico" de Simony e tinha a voz mais melodiosa dos 3) e o pequeno Mike que se tinha tornado conhecido por ir pedir na televisão para que libertassem o seu pai, Ronald Biggs, que havia sido sequestrado.

A banda teve grandes êxitos e teve várias músicas com a participação de grandes nomes da música Popular Brasileira como Roberto Carlos, Fábio Jr ou Djavan. Foi com este último que tiveram um dos seus grandes hits, o Superfantástico, talvez a mais popular do grupo e a mais querida cá por Portugal.


Simony entretanto foi convidada pela Rede Globo e apresentou sozinha, com a companhia do cão estranho e quase extraterrestre Fofão, aquele que se viria a tornar o primeiro programa infantil apresentado por uma criança. As audiências do Balão Mágico eram boas e o programa veio a aumentar o tempo de transmissão e a apresentadora a receber a ajuda dos seus amigos, ajudando-a a apresentar os desenhos animados mais populares da altura (He-Man, Smurfs, Superamigos e Popeye entre outros).

Mas a banda continuava em grande, Amigos do Peito, Superfantástico , Ursinho Pimpão, Baile dos Passarinhos, É Tão Lindo, Se Enamora, Tia Josefina, Barato Bom é da Barata e Tic-Tac foram êxitos do grupo e sucessos um pouco por todo o país. Os discos vendiam horrores, o primeiro fez mais de um Milhão de cópias vendidas, e no ano seguinte só no Natal o seu segundo disco vendeu mais de 1 Milhão chegando aos 2 Milhões na viragem do ano.

Em 1984 decidiu-se integrar mais uma criança no grupo, sendo o escolhido o Jairzinho que viria a tomar a frente do grupo com a saída de Tob, que estava crescendo cada vez mais e ficou maior do que as outras crianças para além de estar a passar por algumas mudanças de voz. Essa mudança não foi muito bem aceite pelo público, Isto quando eles passavam o seu melhor momento, com o 3º LP a ser recordista de vendas e de passagem de músicas na rádio no Brasil, e o programa de TV a ser o mais visto pela criançada.

Em 1986 já pouco restava, Simony era a única sobrevivente e o grupo vinha recebendo novos membros que nunca souberam conquistar o público. Na TV também acabaram por cancelar o programa, para estrear o Xou da Xuxa.

Alguém tem algum disco deste grupo?












Enviar um comentário Blogger