0

Mais um programa infantil/juvenil que educava e entretinha os jovens Portugueses, uma espécie de telejornal para os mais novos que tentava assim fazer com que estes soubessem um pouco mais sobre tudo o que os rodeava. O Jornalinho abriu caminho a outros programas como o Caderno Diário e é algo que podia continuar a existir na estação pública.

O jornalista António Santos teve a ideia de criar um noticiário para os mais novos, algo que a RTP abraçou e deu luz verde para o programa ir para o ar semanalmente aos Sábados à tarde. Foi em 1984 que este programa foi para o ar, com o jornalista António Santos a ser acompanhado por dois bonecos, o Elias e o Horácio, que animavam a pequenada com os seus diálogos escritos por Alice Vieira. Para além disso tinha também a colaboração de Carlos Ribeiro, Manuela Sousa Rama e Vasco Brilhante, em algumas ocasiões também eram crianças as protagonistas, afinal o programa era direccionado a elas e fazia sentido a sua presença em estúdio.

Não se pense que o Jornalinho era só um noticiário, também eram emitidos desenhos animados com carácter didáctico relacionados com temas educacionais como a prevenção rodoviária. A interacção com o público era uma constante, e por vezes eram efectuadas reportagens a partir de sugestões do público. O programa recebeu diversos prémios e teve até um single dos Queijinhos Frescos e Ana Faria, esteve no ar durante três anos até sair do canal público em 1987.

Quem via o Jornalinho?














Enviar um comentário Blogger