0


Um dos jogos que mais joguei no Mega Drive, Super Kick Off era um dos melhores títulos de futebol da consola, um bom concorrente do Sensible Soccer e que me deu muitas horas de diversão. Das melhores coisas do jogo era o facto da bola não se colar ao pé, de termos que controlar o drible e saber driblar para conseguirmos marcar golo.

A série Kick Off começou em 1989, com Dino Dini a desenvolver o jogo para a Anco e que ao longo dos anos foi saindo para vários aparelhos como Spectrum, Amiga ou Atari. A primeira edição no Amiga e Atari recebeu diversos prémios e foi imensamente elogiado pela crítica especializada e um sucesso junto do público, foi dos primeiros jogos a evitar que a bola se colasse nos pés e estivesse em constante drible, fazendo com que o grau de dificuldade aumentasse mas também que a diversão fosse maior e o nível de "realismo" também.

Continuava-se a ver o jogo de cima para baixo, algo que estávamos habituados nos jogos de futebol e que foi assim durante muito tempo, mas o facto de podermos driblar a bola o distanciava dos outros. Não podíamos parar e mudar de direcção facilmente, tínhamos que passar logo a bola ou tentar correr com ela, a mestria no botão B era essencial, já que esse ajudava a parar a bola para a melhor controlarmos.


Podíamos fazer só uma taça, um torneio ou uma liga, dava para alterar entre várias tácticas de jogo e poder posicionar os jogadores como queríamos. Os árbitros eram rigorosos, algo que não estávamos habituados já que em alguns jogos nem isso existia, o radar também ajudava a perceber melhor a coisa e tentarmos controlar os passes da melhor forma.

Foi o one hit wonder daquela companhia, nunca mais fez nada com sucesso mas também não precisava. O jogo era um pouco caro, e lembro-me que o tive porque um amigo meu foi a Londres e pedi para ele comprar lá, nem sei se saiu por cá já que o Sensible Soccer teve muito mais sucesso (também o tive). Diverti-me bastante com o jogo e era uma boa alternativa ao Sensible Soccer, só perdendo mais tarde para o Fifa e que viraram a minha preferência daí em diante.

As horas que passei com o jogo ajudaram-me a perceber a melhor forma de marcar golo, era chegar à quina da grande área e rematar de seguida. Era quase sempre golo certo. Quem mais jogou isto?





Enviar um comentário Blogger