0

Eram um dos maiores objectos de desejo nos anos 90 para quem andava no liceu, o ter uma mochila Monte Campo. Poucos sabiam sequer que era uma marca Portuguesa, mas tudo queria ter aquilo e era um dos artigos mais populares entre os mais novos.

As Mochilas Monte Campo eram a líder na venda de mochilas nos anos 90, a fábrica sediada em São João da Madeira não tinha mãos a medir e eram das coisas mais comuns de se encontrarem nas costas dos estudantes (em especial os adolescentes) e no chão do liceu. Nunca tive nenhuma, presumo que não deviam ser baratas, mas lembro-me sempre de ver bastantes e elas duravam muitos anos, o material era bom.

Um dos modelos mais comuns era uma meio esverdeada e com o corpo em cor de vinho ou algo assim do género, mas havia para todos os gostos e feitios. A empresa Monte Campo foi fundada em 1978 por Eduardo Pinheiro e a sua esposa, que tentaram assim colmatar a lacuna de material de campismo no nosso país, nessa altura para comprar algo do género tinha-se que ir a Vigo. Nos primeiros tempos só faziam modelos para campistas e montanhistas, mas isso não tinha assim muita saída apesar de começarem a ficar muito populares entre os amantes desse hobbie.



Foi em 1983 que surgiu a decisão de se dedicarem a material escolar, e começaram os tempos áureos da companhia que durante anos foi a líder nesse mercado e uma das melhores companhias. Nos anos 90 explodiram e tiveram na berra até perto da mudança de Século, quando a invasão das multinacionais começou a tornar complicada a fábrica de carácter familiar. Nunca ficaram a dever nada a ninguém, mesmo quando foram obrigados a despedir empregados para salvar a fábrica, e a prova foi que a coisa resultou já que continuam em actividade.

Lógico que como tudo nesses tempos foi vítima das marcas "falsas", a mais famosa sendo a Monte Carlo que se podia comprar numa praça qualquer. Também não tive nenhuma dessas.

Voltaram a se concentrar mais nos campistas e montanhistas, mas voltaram recentemente ao mercado escolar com modelos novos e garridos e nomes mais de acordo com os gostos dos jovens. Podem ver o material em www.montecampo.pt e conhecerem assim melhor a marca que muitos se calhar usaram na escola.












Enviar um comentário Blogger