0


Volto aos Animes, e a um que foi transmitido por duas vezes no nosso País e em dois canais diferentes. Saber Rider, os Cavaleiros das Estrelas deu numa versão dobrada em Português e na sua versão original, chegando assim de uma forma diferente a duas gerações distintas.

Lembro-me de ver uma versão dobrada em Português no programa "Agora, escolha" naquele espaço onde tínhamos que votar para escolher a série que queríamos ver. Para variar as vozes nacionais eram bastante boas e faziam aquilo ganhar ainda mais espectacularidade, mas como tantos outros animes da época (e mesmo os de agora), foi coisa que nunca me seduziu muito. Anos mais tarde isto passou na TVI na sua versão original e legendada em Português, algo que me passou ao lado mas lembro-me que havia muitos colegas meus que gostavam de ver isto.

Seijūshi Bisumaruku é o nome original de Saber Rider and the Star Sheriffs, que por cá ficou com o nome de Cavaleiros das Estrelas. A versão original foi feita no Japão em 1984 pelos estúdios Pierrot, e em 1986 a empresa WEP comprou os direitos e reescreveu e gravou a série de novo nos Estados Unidos reaproveitando 46 dos 51 episódios originais.


Os Cavaleiros das Estrelas eram humanos em armaduras que lhes permitiam defender a Nova Fronteira, que era o nome dado aos vários planeta colonizados pelos terrestres num futuro distante. Eles tentavam assim proteger tudo e todos dos Nemesis, uma raça mais avançada que vive noutra dimensão e com a sua tecnologia superior roubar a matéria prima dos terrestres.

Mesmo assim os terrestres conceberam uma nave/robot, a Ariette que era controlada pelos Star Sheriffs, Cavaleiro de Sabre (voz de Rui Sá), Bola de Fogo (Carlos Paulo), Lara (Helena Isabel) e Colt (Joel Constantino). Curiosamente havia um triângulo amoroso entre Lara, Sabre e Bola de fogo, mas nada que nos interessasse muito, queríamos era cenas de acção e nisso o anime tinha com alguma fartura.

Não sei se há isto em dvd, mas por cá foi caindo no esquecimento apesar de haver os fãs quer da versão dobrada quer da versão original. Qual é que viram?






Enviar um comentário Blogger