0

Hoje falo de mais um desenho animado que nos foi apresentado pelo grande Vasco Granja, um clássico do seu programa e um dos preferidos da criançada. O Professor Baltazar era um inventor bem intencionado. e um dos primeiros cartoons que vi a defender a ecologia.

O Professor Baltazar foi uma criação do Croata Zlatko Grgic, sendo produzido entre 1967 e 1978 pela Zagreb Films, num total de 4 temporadas com 59 episódios. Por cá foi transmitida nos anos 70 no programa Cinema de animação do saudoso Vasco Granja, era mais um daqueles "esquisitos de leste" que víamos antes de ver aquilo que queríamos, onde já sabíamos que iam ser cores esquisitas e muita maluqueira que por vezes nem percebíamos o que estava a acontecer no episódio.

No entanto tudo gosto de Baltazar, um cientista simpático e bem disposto, amava a natureza e promovia a ecologia no seu programa onde resolvia todos os seus problemas com as suas invenções bem diferentes e originais. Era bastante humilde e comedido, mas era bem criativo e as suas invenções eram sempre bem engraçadas, tudo apresentado de uma forma bastante colorida e pitoresca, típico dos desenhos animados daqueles países.

Nos anos 90 foi produzida uma série em 3D mas longe do sucesso da original, não sei se essa chegou a passar por cá ou não. Quem mais gostava deste simpático inventor?







Enviar um comentário Blogger