0

Fraggle Rock é mais uma criação de Jim Henson, uma série de marionetas no mesmo estilo dos Marretas que apesar de não ter tido o mesmo impacto, cativou muitos dos que a viram e é recordada até hoje por muitos que assistiram a estas estranhas criaturas que viviam num mundo subterrâneo.

Jim Henson idealizou Fraggle Rock em 1983, criando uma série que teve 5 temporadas e cerca de 96 episódios que contavam com música de Dennis Lee e Philip Balsam. Henson considerou isto um dos seus melhores trabalhos, nele explorava de uma forma mais madura problemas de todos nós, como a relação entre grupos diferentes de criaturas, cada uma a acreditar numa determinada coisa e a defender essa crença até ao fim.

Apesar disso, a série apresentava um mundo colorido e divertido, que no final apresentava uma importante lição (lá está algo típico da década de 80) sobre diversas coisas, desde a amizade à aceitação de pessoas diferentes de nós. Esse mundo subterrâneo tinha uma enormidade de túneis e raças a viver nele, sendo que os Fraggle eram dos principais habitantes e os que mais utilizavam as diversas saídas que aquele mundo tinha para o exterior.

Uma delas dava para a casa do Doc, um inventor que era o único humano do programa, mas que ficava completamente alheio à presença destas criaturas, mas o mesmo não se podia dizer do seu cão, Sprocket, que dava conta deles mas não conseguia fazer com que o seu dono se apercebesse do mesmo.

Foi transmitido pela RTP em 1984, na sua versão original e legendada em Português, tendo sido repetido mais algumas vezes ao longo da década como era costume por cá. Confesso que não era fã da série, mas também nunca fui grande fã de marionetas e mesmo os Marretas foi algo que demorou a cair no meu gosto.









Enviar um comentário Blogger