0

Palpitações (Tremors) foi um filme que misturava um pouco de horror, um pouco de western e um pouco de monstros com um carismático Kevin Bacon à frente de um elenco peculiar. A película ganhou uma vida nova quando saiu em VHS e saíram mais umas quantas sequelas e até uma série de televisão.

Foi a 19 de Janeiro de 1990 que a Universal lançou Tremors (Palpitações em Portugal e O Ataque dos Vermes Assassinos no Brasil), um filme realizado por Ron Underwood e com Kevin Bacon à frente de um elenco que tinha ainda nomes como Fred Ward ou Michael Gross (O pai de Michael j Fox no Quem Sai aos seus). Tornou-se um sucesso moderado de bilheteira e teve uma boa aceitação por parte da crítica e do público, que foi elevado quando saiu para VHS o que fez com que ao longo da década saíssem mais umas quantas sequelas.

Lembro-me bem quando vi isto na televisão, fiquei fã de todo aquele mistério e suspense em torno do bicho que estava a aterrorizar uma população de um vilarejo que ficava num deserto. Fiquei surpreendido de ver Michael Gross num papel de acção e achei piada ao estilo "filme b" que o filme transparecia apesar ser feito como se um blockbuster se tratasse. Mas eram aqueles diálogos todos, os momentos cliché de filmes de terror, tudo aquilo ajudava a que achasse piada a algo que me devia meter medo.


Kevin Bacon e Fred Ward são Val McKee e Earl Basset, uma espécie de "faz-tudo" de um local no Nevada onde viviam apenas 14 pessoas, que viram-se de repente sobre o ataque de uns vermes que se movimentavam debaixo da terra e faziam quase que tremores de terra por onde passavam. Entre os habitantes desse vilarejo, encontrava-se um maníaco por armas chamado Burt Gummer (Michael Gross) que viu a sua peculiar mania ser bastante útil à população já que só assim podia-se destruir os bichos que ameaçavam tudo e todos.

Os Graboids (nome desses vermes) eram sensíveis aos movimentos no solo, por isso a única forma de escapar era andar a saltar por rochedos ou telhados de casas. Isso deu azo a momentos divertidos, com todos a tentarem se movimentar com receio de serem apanhados. Mas a coisa chegava a meter medo em algumas ocasiões, a terra tremia por todos os lados e quando finalmente vimos os bichos, a coisa metia respeito.

Explosivos caseiros, tiros, tractores, tudo serve para matar os bichos num filme com açcão non-stop que deve ser visto por todos os fãs de filmes com Kevin Bacon ou filmes de "monstros". As sequelas já são de evitar, e ainda são umas 3, assim como a série de televisão.












Enviar um comentário Blogger