0

Volto ao bom e velho Escudo, para falar de uma nota que ainda não tinha falado, a nota de 2 Mil Escudos, que teve duas edições, a primeira em 1991 e depois em 1994.

Foi uma nota que só nos apareceu na década de 90, até lá não tinham aparecido edições regulares de notas para o valor de 2 Mil Escudos. A primeira saiu em 1991, com a efígie de Bartolomeu Dias na frente enquanto que no verso apareciam umas caravelas e reprodução do cabo da boa esperança. Nunca cheguei a ter uma destas, ela entrou em circulação em 1991, com um formato "nota antiga" mas desapareceu logo em 1993 para que entrasse em 94 uma nova versão, toda modernizada e a ver com a renovação que havia sido feito na moeda nacional.

Esta nota de 2 contos foi mais comum, era mais pequena e toda cheia de hologramas como as suas novas companheiras, trazendo na mesma a efígie de Bartolomeu Dias na frente da nota, mas no verso desaparecia o cabo da boa esperança, e a acompanhar as caravelas estavam outros símbolos náuticos como o padrão de Santo Gregório.

A nota era de um tom azul claro, tinha 139 milímetros por 68 mm e esteve em circulação até 2002, uma nota que até era comum ter na carteira e ainda tinha um bom valor, durava bastante mais que uma nota de mil embora não tanto como uma de cinco mil obviamente. Era uma das minhas favoritas, não sei explicar o porquê, mas gostava sempre que a tinha na carteira.










Enviar um comentário Blogger