0

A primeira banda de rock com um estilo "gótico", que assentava na perfeição com o seu som sombrio e melancólico, que encontrava na voz de Peter Murphy o veículo ideal para uma geração que encontrou ali algo que procurava mas nem sabia. O grupo Bauhaus marcou o final da década de 70 e começo dos anos 80, e até hoje é considerada uma referência por muitos que se inspiraram no seu som.

A banda Bauhaus surgiu em Inglaterra há 35 anos atrás, em 1978, constituída por Peter Murphy (Vocalista), Daniel Ash (Guitarra), David J (Baixo) e Kevin Hasks (Bateria). O seu single de estreia "Bela Lugosi's dead" tinha nove minutos de duração, uma loucura para uma banda estreante, mas ao mesmo tempo tudo a ver com o espírito do grupo.

O álbum In the Flat Field teve algumas críticas negativas na imprensa tradicional, mas foi bem recebido pelos fanzines e algum público "underground". Foi o primeiro disco de Rock Gótico, uma preciosidade e um item de coleccionador que ainda hoje é procurado por muitos. De lá saíram mais dois singles e até uma cover da banda de glam rock T-rex.


O crescente sucesso e popularidade fez com que o seu próximo disco ficasse mais sobre o olhar do público, e a verdade é que o single Kick in the eye chegou ao #59 nas tabelas, e o álbum Mask de 1981 surpreendeu por apresentar alguns novos instrumentos, um maior uso de teclas no seu trabalho mas sempre com aquele estilo sombrio que caracterizava o grupo.

Em 1982 saiu um novo disco, mas foi a cover de Ziggy Stardust de David Bowie que fez com a banda saltasse para o #15 nas tabelas e ganhasse uma oportunidade de aparecer na TV no mítico programa Top of the Tops. No ano seguinte saiu mais um álbum, mas com pouco envolvimento de Peter Murphy que padecia de Pneumonia nessa altura, numa fase em que havia algum descontentamento no grupo pelo vocalista aparecer por vezes isolado nas publicidades aos Bauhaus.

Foi por isso natural o fim deles em 1983, no meio de uma tour de sucesso e no último concerto não anunciaram a retirada mas comentaram "rest in peace". O disco que se seguiu foi um sucesso, o último da banda e conseguiu inclusive chegar à #13 posição nos tops e a receber críticas positivas um pouco por todo o lado.

Seguiu-se uma carreira a solo de alguns dos integrantes (com Murphy em destaque obviamente) e em 1998 houve uma reunião do grupo que deixou muitos extasiados e coincidiu com um novo disco. Em 2005 houve uma nova reunião e a banda provou ter enterrado o machado e deu ainda alguns bons shows.













Enviar um comentário Blogger