0


Há personagens que conseguem ser fortes em quase todos os formatos que aparecem, cativarem fãs e conquistarem público mesmo que esses fiquem só por um desses formatos. A Moranguito é uma dessas personagens, um sucesso de TV, BD e até de brinquedos, conquistou várias gerações e foi uma das grandes heroínas dos anos 80.

A Moranguito (Stawberry Shortcake no original) foi criada em 1977 por Murriel Fahrion, que concebeu esta simpática menina para os cartões de aniversário da American Greeting. O sucesso foi quase imediato e rapidamente começou a aparecer noutro tipo de produtos, como posters, peluches e especiais de TV. Foram 6 curtas-metragens produzidas por diversas companhias entre 1980 e 1985, todas com algum sucesso que ajudaram a que a febre do Moranguinho fosse uma certeza na década de 80 nos Estados Unidos e noutros países.

Rapidamente foi construída uma galeria em torno da nossa heroína, tudo com nomes sugestivos como Bolo de Amora ou Tarte Framboesa, e tudo vestido de uma forma a relembrar aquilo que lhes dá nome. No caso dos bonecos, até tinham um cheiro similar ao produto do qual recebiam o nome, lembro-me de uma prima ter um desses. No meu caso lembro-me de ver alguns episódios disto na RTP, na sua versão original com legendas em Português a meio dos anos 80 (86 mais ou menos acho) e repetiu por diversas vezes como era hábito nesse canal.



Depois lembro-me de ler as revistas da editora Abril e de gostar um pouco daquilo, sempre fui um pouco fã destas coisas a fazer lembrar "equipas", como o Meu Pequeno Pónei ou os Ursinhos Carinhosos, com membros com um poder ou com uma característica especial. O conceito era simples, viviam todos felizes numa aldeia, onde cada um cultivava algo que lhes era querido, e depois tinham que enfrentar um vilão que queria mal a eles e fazer tortas ou algo assim já não me recordo bem.

Caderneta de cromos da Disvenda, figuras pvc, material escolar, de tudo um pouco começou a ser colocado à venda no nosso país para gáudio de todos os que eram fãs desta Moranguito. Mas no final dos anos 80 a coisa começou a esmorecer, e assim foi até 2002, quando tudo foi revitalizado e redesenhado para uma nova geração e voltou assim a ter algum sucesso embora temporário. Em 2009 houve uma nova tentativa de renovação da linha e a mesma voltou a ter algum sucesso, apesar de sempre longe da loucura que chegou a ser nos anos 80.














Enviar um comentário Blogger