0


Os bonecos de PVC fizeram parte da infância de todos nós, era raro o desenho animado nos anos 80 que não tinha direito a uma colecção dessas e quase todas vinham da fábrica Portuguesa da Maia e Borges. Pequenos bonecos de plástico colorido e em poses que faziam sucesso na prateleira de qualquer quarto.

A Maia & Borges lda foi fundada em 18 de Junho de 1976 por Vítor Maia, e três anos depois passou de umas instalações alugadas para uma fábrica própria onde construiu umas instalações modernas que começaram a produzir brinquedos de qualidade e de acordo com as normas de segurança. Nos anos 80 a empresa atingiu o seu auge, com as suas colecções de personagens famosas como o Snoopy ou a Pantera cor de rosa a fazerem sucesso tanto em Portugal como noutros países, começando um caminho que ainda hoje trilha, fabricando bonecos que são vendidos em diversos países.

Neste momento 90% da produção é para o mercado externo, produzindo bonecos por encomenda para países como a Alemanha (um dos seus maiores clientes), produtos de qualidade pintados à mão e que desde sempre apaixonam os mais novos e os coleccionadores mais exigentes.


Estrumpfes, Snoopy, Pantera cor de rosa foram algumas das principais colecções da fábrica, que também dava vazão à demanda popular nos desenhos animados que faziam sucesso, como Bana e Flapi, Dartacão, Abelha Maia ou bonecos da Disney. São sempre chamados para produzir bonecos de mascotes de eventos como a Expo 98 ou o Euro 2004, prova inequívoca da sua qualidade e da confiança com que o público recebe uma figura desta fábrica.

Tive alguns bonecos produzidos por esta empresa, e passava bastante tempo a olhar para a prateleira onde os colocava, contente por ver aqueles vários personagens coloridos dos quais eu tanto gostava.








Enviar um comentário Blogger