0

Foi uma das séries envolvendo marionetas de maior sucesso, um clássico dos anos 60 que foi apaixonando gerações e fazendo com que os Thunderbirds se tornassem uma série de culto.

Os Thunderbirds foram criados por Gerry e Sylvia Anderson em 1964, com duas temporadas e um total de 32 episódios realizados. A RTP transmitiu pela primeira vez no final da década de 60, sendo retransmitida por diversas vezes nos anos seguintes como era apanágio do canal. Em 1993 foi a SIC a emitir a série, e como na RTP foi a versão original com legendas em Português.

O programa era filmado com a técnica Supermarionation, dando uma vida própria às marionetas e fazendo com que elas ganhassem uma mística e um carisma que nos conquistava facilmente. Thunderbirds tinham um visual forte, com naves e uniformes apelativos, numa altura em que a ficção científica estava em alta.

Na série víamos como esta organização visava ajudar as pessoas, partindo da sua base numa ilha remota, os Thunderbirds eram conduzidos pelos filhos do Milionário que financiava toda esta operação, e os aparelhos eram todos futuristas e de causar inveja a qualquer um. Um dos maiores vilões, o Hood, pretendia mesmo ficar com as máquinas para ele, era um dos principais motivos para ele causar problemas.

Pilotos corajosos, cientistas, e até damas aristocratas, tudo isto numa série vista por jovens e crianças mas como muitas produções Britânicas, tinha um humor e um argumento preparado para mentes mais velhas. No entanto foi sempre um êxito, e em 2004 foi mesmo produzido um filme com actores e tudo, realizado por Jonathan Frakes.











Enviar um comentário Blogger