0




Foi um dos maiores simuladores de sempre nos anos 90, todos que eram fãs do género jogavam SimCity e este tornou-se um daqueles jogos de eleição e um símbolo do género.

Foi mesmo no final dos anos 80 que surgiu o primeiro SimCity, criado por Will Wright e distribuído pela Maxis (que agora pertence à EA), um jogo no qual nos desafiava a construir e manter uma cidade activa e segura. Começou a ser um êxito no Commodore 64 e rapidamente surgiram edições para outros computadores pessoais, apesar da dificuldade que foi em convencer uma editora a produzir o jogo.

Isto porque Simcity apresentava um paradoxo, não era essencialmente um jogo para ganhar ou perder, podia demorar eternidades até algo semelhante a perder acontecer, o que interessava no jogo era ir construindo e desenvolvendo uma cidade e manter os seus habitantes felizes com tudo o que acontecia nela. O jogo era inicialmente para ser chamado de Micropolis, nome que acabou por se tornar popular (e outras variações deste nome) a partir de 2008 quando se tornou free source.

Curiosamente também o sucesso de SimCity originou variações deste nome (como o bem conhecido Sims), e em 1994 foi lançada a primeira sequela e aquela que se tornou mais popular entre os jogadores, o SimCity 2000. O facto de ter sido lançado para consolas como a Sega Saturn ou a Super Nintendo também ajudou, conquistando assim um público para além dos jogadores de PC. As melhorias eram significativas, já podíamos construir edifícios como prisões, escolas ou hospitais para além de termos que prestar mais atenção às construções de estradas ou ainda termos que criar zonas onde se podia extrair carvão ou ser construída uma represa.



Os orçamentos e impostos também se tornaram mais detalhados e maior interesse para o jogador implementar e fazer desenvolver a sua cidade. Os gráficos foram obviamente melhorados e podíamos apreciar melhor a construção de alguns dos edifícios para além do crescimento da cidade, que nos era transmitido por pequenas notícias de jornais que nos iam dando a conhecer como ia o nosso progresso e os principais acontecimentos da nossa cidade. O jogo tornou-se imensamente popular e ainda é jogado por muitos nos dias de hoje já que é considerado o melhor dos SimCity.

Em 1999 saiu o SimCity 3000, existindo de novo uma melhoria nos gráficos mas não havendo tantas mudanças como entre as duas primeiras edições. As maiores novidades prendiam-se no termos que prestar mais atenção na Agricultura, poluição e lixo acumulado, isso porque o valor da terra onde construíamos começou também a ser bastante importante e um dos principais factores desse jogo. Tentou-se tornar as coisas cada vez mais reais, com uns gráficos elaborados que continuaram a melhorar na próxima sequela como o SimCity 4.

Mas normalmente os apreciadores deste tipo de jogo não são atraídos pelos gráficos mas sim por outros aspectos do jogo, e por isso o 2000 continuou a ser merecedor das preferências dos jogadores.




Enviar um comentário Blogger