0

Os anos 80 foram um paraíso para os apreciadores de pancadaria no cinema, e para nós jovens imberbes era uma das primeiras coisas que procurávamos quando íamos alugar uma K7 VHS. O filme Kickboxer foi um dos maiores do género, ajudou a que fixássemos o nome Van Damme e que continue até hoje nas memórias de todos nós.

Kickboxer (Desafio do Dragão no Brasil e Golpe de vingança em Portugal) foi realizado em 1989, realizado por Mark DiSalle e David Worth com um jovem Jean-Claude Van Damme no principal papel contracenando com um antigo campeão do Mundo, o Dennis Alexio. Apesar de ser um filme muito "fraco" em história e interpretações, tem até hoje um estatuto de culto pelas cenas de treino e de luta dentro do ringue.


O filme foi um sucesso de bilheteira, e lembro-me de alugarmos o filme e vermos em grupo vibrando com as cenas de acção dele. Era o começo dos anos 90 mas o filme ainda transpirava muito da década anterior, tanto nos clichés de montagens de treino como em outros típicos dos filmes de acção.

Mas se calhar por isso mesmo que apelou tanto aos adolescentes que estavam a sair dos anos 80 habituados a ver este tipo de filme de porrada e conseguiu assim ainda ter um filme ao nível dos outros que costumávamos ver. Foi um sucesso de bilheteira apesar de ser completamente arrasado pela crítica, mostrando que muitas vezes isso não faz um filme ter mais ou menos espectadores.

No filme vemos como Van Damme (como Kurt Sloane) vê o seu irmão Eric (interpretado pelo campeão Alexio) ser espancado brutalmente num combate com o campeão Tailandês Tong Po (Michel Qissi), que deixa o seu adversário paralítico sem dó nem piedade. Kurt promete vingança e vai treinar com um famoso mestre que estava a viver isolado numa região isolada da Tailândia.

O filme depois mostra cenas de treino, raptos, violações e termina com um combate que deixou todos fascinados e fãs desta película. A prova do filme continuar na memória de todos é que continua a ser parodiado em algumas séries de humor ou de animação. Uma verdadeira pérola do cinema de pancadaria





Enviar um comentário Blogger