0

Uma bebida que nos fascinava quando éramos putos apenas por vir com um berlinde dentro, a garrafa tinha um aspecto completamente diferente do que estávamos habituados e o gosto era o que menos nos interessava no Pirolito.

O Pirolito era já apreciado nos anos 20, existindo várias fábricas em Portugal que produziam esta bebida gaseficada que consistia num xarope à base de ácido cítrico, água, açúcar e essência de Limão, basicamente o que conhecemos numa Sprite ou 7-up. Sinceramente não me lembro bem do sabor exacto disto já que não me passaram muitas garrafas pela mão, mas não devia andar longe disso. Um gargalo estranho e estreito fascinava-nos por mostrar um berlinde que fechava assim hermeticamente a bebida, e fazia um barulho no vidro da garrafa que muito gostávamos de ouvir.

O aspecto peculiar da garrafa foi idealizado por um Inglês, Hiram Codd, em 1872 e eram fabricadas por norma na Marinha Grande. Nos anos 50 preocupações com higiene cortaram com a produção desta bebida um pouco por todo o País, mas esta ainda conseguiu sobreviver e chegou até à década de 80 onde já perdia espaço nos escaparates comerciais e na preferência da criançada.

Mas quem não partiu uma garrafa para tirar o berlinde lá de dentro? Faria um sucesso junto da ASAE hoje em dia







Enviar um comentário Blogger