0

Foi um daqueles livros que todos quiseram ler, um dos poucos que era promovido nos intervalos do Liceu por amigos ou amigas que já o tinham lido. Os Filhos da Droga é uma história forte e intensa que nos deixou embrenhados no livro de tal modo que quase tudo o sugeria logo de seguida ao seu grupo de amigos.

Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo era o nome original deste livro Alemão de 1978, que recebeu em Português o nome de Os Filhos da Droga enquanto que no Brasil ficou como Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída. Foi escrito pelos jornalistas Kai Hermmann e Horst Rieck, segundo os próprios relatos de Christiane F e a sua vida regada a drogas e sexo.

No livro acompanhamos a vida da adolescente Christiane Vera Felscherinow (eternizada como "Christiane F."), que aos treze anos de idade se tornou viciada em drogas.Vemos como foi a sua infância numa pequena aldeia, onde o ambiente era humilde até à mudança com a família para Berlim. A mudança para a grande cidade não foi benéfica, o pai de Christiane (após o fracasso em estabelecer um empreendimento na cidade), começou a bater na sua mulher e nas duas filhas.

Isto leva a que a mãe de Christiane se divorciasse e levasse as meninas. Entretanto, depois de um tempo, a irmã de Christiane preferiu viver com o pai e sua amante. Aí começa a espiral de declínio da Christiane, começou a andar com más companhias, a experimentar cigarros e álcool, passando pouco depois drogas leves, como haxixe e LSD. Mais tarde num show de David Bowie experimentou heroína com o um amigo, que tinha dezassete anos. Depressa ela e o namorado ficaram dependentes da heroína e meteram-se na prostituição, roubando e sendo presos. Ela conseguiu sobreviver tal como o Detlef, mas muitos dos seus amigos acabaram por morrer. Eventualmente Christiane passa por um processo de desintoxicação, quando tenta retomar uma vida normal.

Também existiu filme disto, mas quase tudo recorda com intensidade o livro que muitos leram mesmo sem ser "obrigados" a isso como era costume na altura.







Enviar um comentário Blogger