0

Em 1985 Patrick Swayze arrebatava o público feminino como o soldado galã na série Norte e Sul, um êxito de audiência nos Estados Unidos e anos mais tarde em Portugal também. Uma mini série que abordava os problemas que algumas famílias amigas enfrentaram durante a Guerra Civil Norte-Americana, com um elenco fantástico e muito bem conseguida.

Foram três as mini-séries com este nome, baseadas na trilogia de livros com o mesmo nome de John Jakes, com a primeira mini de 6 episódios a ser transmitida em 1985, tornando-se a sétima mais vista de sempre na TV Americana, levando a ABC a continuar na mesma senda e no ano seguinte transmitir mais 6 episódios baseados no segundo livro de Jakes.

A RTP emitiu os dois volumes em 1989, todas as Segundas-Feiras em horário Nobre e conseguiu conquistar tudo e todos que se renderam à história de dois amigos e do sofrimento das suas famílias aquando da separação que houve durante a Guerra Civil.

Patrick Swayze foi uma das principais razões para o sucesso da série, interpretando na perfeição o papel de Orry Main da Carolina do Sul, um verdadeiro galã que tinha como melhor amigo George Hazard da Pensilvânia, papel desenrolado por James Read, também ele muito apreciado pelo público feminino.

Ficaram amigos enquanto andaram na Academia Militar apesar das diferenças sociais e ideológicas, enquanto que os Mains viviam numa quinta com escravos, os Hazards eram de uma aldeia Mineira e trabalhadora do Norte. As suas esposas e as irmãs dos amigos ganharam destaque na série também mostrando as diferenças entre as duas famílias mas também algumas semelhanças.


O guarda roupa era fantástico, lembro-me de ver alguns episódios e achar aquilo tudo fantástico de tão real que parecia, e não era complicado gostar de uma série que tinha no elenco nomes como Gene Kelly, David Carradine, Robert Mitchum, Johnny Cash, Kristie Alley, Elizabeth Taylor ou Jonathan Frakes.

Em 1994 uma boa parte dos actores voltaram para uma terceira parte que não teve nenhuma aceitação por parte do público e foi muito criticada pela imprensa. Uma curiosidade interessante é que existiram muitos casamentos entre membros do elenco, talvez influenciados pela intensidade da história e o ambiente nas gravações.

Alguém via isto?











Enviar um comentário Blogger