0

O conceito deste desenho animado é fantástico, o aliar um clássico como a Odisseia de Homero à ficção científica dando assim a conhecer a uma geração jovem uma das histórias mais interessantes de todos os tempos. Ulysses 31 foi um sucesso em Portugal, com tudo e mais alguma coisa relacionado com a série a vender que nem água.

Ulisses 31 (ULysse 31) foi mais uma produção do estúdio DIC, numa parceria Franco-Nipónica e transmitida entre 1979 e 1981 sendo importada para toda a Europa onde alcançou quase sempre o sucesso entre os mais novos. Com inspiração na clássica obra "Odisseia" de Homero,  o programa foi criado por Jean Chalopin e Nina Wolmark, que mostravam a luta épica dos Deuses Gregos com Robôs e naves espaciais à mistura mantendo-se minimamente fiéis à ideia base do livro e dando um twist "moderno", aproveitando a febre espacial e mantendo na mesma um aspecto "clássico".

A qualidade do desenho dava um ar sereno e clássico como os Deuses deviam ser, mas ao mesmo tempo mantinha a acção e energia que os animadores Japoneses sabiam imprimir nas séries de animação. A série foi transmitida pela RTP em 1983, na sua versão original e com legendas em Português mas com uma curiosidade, o genérico era cantado na nossa língua.


O Ulisses
O Ulisses
vai voando pelas galáxias
mais veloz que uma estrela fulgás.

"O Ulisses
O Ulisses
Desta luta já mais se rende,
é valente, forte e sabe lutar."

Ulisses
luta pelo bem e pela paz.
Ulisses
a tua missão é destruir o mal.
Ulisses
dos planetas e galáxias.
Nunca nada te pode parar.

Eu sou Nono,
pequeno Robô
seu amigo fiel.

Eu sou Nono,
pequeno Robô
seu amigo fiel.
Letra retirada de http://desenhosanimadospt.blogspot.pt/

A nave Odisseus era onde toda a acção decorria, lá podíamos acompanhar o jovem Telémaco que acompanhava Ulisses, o seu pai e o responsável pela paz solar. Para além disso tinha a companhia inseparável de Nono, um robô que era o típico sidekick da altura, servindo como alívio cómico em determinadas alturas.

Telémacos é raptado por Ciclope enquanto Ulisses explorava um planeta estranho e diferente, ele consegue salvar o seu filho mas desencadeia então a fúria de Poseidon e passam a ser perseguidos por Zeus que coloca Ulisses num novo universo (Olympus) e este só poderá regressar quando encontrar o reino de Hades.

Material "pesado" para jovens, mas que todos devoravam com prazer. A prova era depois ver todos agarrados aos diversos livros que saíram relacionados com a série, a caderneta cromos, os bonecos PVC, etc. Foi uma pequena febre com este desenho animado que foi repetido várias vezes ao longo da década.







Enviar um comentário Blogger