0


Foi daquelas personalidades castiças e carismáticas, uma estrela que ainda estava em destaque nos anos 80 e fez parte da infância de muitos de nós com os seus comentários nos programas de Luta Livre que davam na Televisão. Tarzan Taborda levou o nome de Portugal para o estrangeiro, foi campeão Mundial e Europeu e chegou inclusive a entrar em alguns filmes de Hollywood.

Albano Taborda Curto Esteves nasceu a 27 de Maio de 1935, na Aldeia do Bispo em Penamacor, Castelo Branco. Desde cedo desenvolveu um apreço especial pelo culturismo e o cuidar do seu corpo de modo a ficar perfeitamente em forma e delineado, passou então a exibir-se em combates de Luta Livre em Angola começando a dar nas vistas e a viajar por todo o mundo entrando em diversos campeonatos oficiais.

Foi Penta campeão Mundial e ainda venceu o campeonato Europeu por 4 vezes, tendo lutado mais de 4 Mil combates sem ter perdido um único encontro. Isso fazia com que fosse chamado para vários combates de exibição em diversos pontos do mundo, chegou a actuar em Bagdad para Saddam Hussein até finalmente se aposentar na década de 80.

Para além disso ele chegou a actuar como bailarino no Lido em Paris e duplos em filmes de Hollywood ao lado de estrelas como Alain Delon ou John Wayne. Uma carreira multi facetada e a grande nível, em grande destaque entre os anos 50 e 70, quando enchia o Coliseu de Lisboa ou o Parque Mayer em combates que estariam em destaque na imprensa e pela capital, mostrando a força que ele tinha em chamar uma multidão.

Nos anos 90 ele fez parceria com António Macedo para comentar as transmissões da WWF na RTP, lá a sua voz inconfundível apaixonava tanto jovens como adultos, mostrando a sabedoria que tinha do desporto apesar de ali ele fazer sempre questão de frisar que era tudo pelo espectáculo e não era "real". Pelo meio lembrava-se de dar conselhos aos telespectadores, como a melhor forma de combater as varizes ou as constipações.

Uma personalidade única e carismática do nosso Portugal que faleceu aos 70 anos a 9 de Setembro de 2005. O mestre da Dupla Patada e um dos maiores de sempre no Wrestling faleceu enquanto ainda ia transmitindo os seus ensinamentos a jovens aprendizes que iam para o seu ginásio ávidos de saberem mais e aprenderem com um dos melhores.









Enviar um comentário Blogger