0

Mais uma das grandes febres dos anos 80, este foi um daqueles brinquedos que todos queriam ter tanto em Portugal como no Brasil onde foi um enorme sucesso. O Pogobol era também daqueles brinquedos que promovia o exercício físico, já que tínhamos que saltar bastante e tentarmos ficar em cima daquilo sem cairmos para o chão.

Não sei quando isto esteve à venda por cá em Portugal, nem quem comercializou, mas lembro-me de alguns amigos terem isto e de o pessoal se reunir em grupo e vermos uns a usarem e depois sermos nós a usar aquilo. Penso que foi tudo na segunda metade dos anos 80, e isto existia nas cores Laranja/Amarelo e Verde/Roxo, teve algum sucesso por cá mas nada comparado com a loucura que foi no Brasil quando a Estrela lançou isto no Natal de 1987.

Foram vendidas mais de 800 Mil Unidades, e apesar de algumas queixas dos pais por causa das crianças se aleijarem a brincar com isto, o certo é que a procura continuava e todos queriam ter um. As quedas eram comuns, por cá lembro-me de esfolar os joelhos e os cotovelos a brincar com isto e acredito que no Brasil também muita criança ficasse num estado algo lastimável se usasse isto de uma forma intensa. Era daqueles brinquedos que agradava tanto menino como menina, era apenas colocar-mo-nos em cima daquilo e saltarmos que nem doidos, simples. Uma pequena plataforma circular e duas "bolas" de borracha que faziam aquilo saltar enquanto tentávamos ficar apoiados nessa plataforma, até há casos reportados de crianças cheias de bolhas e afins devido ao esforço que faziam para isso.

Não era fácil brincar com isto, tinha que se ter paciência para ficar em cima daquilo e não cair e nos divertirmos aos saltos, mas quando conseguíamos dominar bem a coisa era mesmo muito divertido. Alguém teve um?








Enviar um comentário Blogger