0

Foi um dos artistas que marcou a década de 90 e apenas com uma música, um rapper com óculos que nos mostrava que os com aspecto nerd também podiam ter uma vida rebelde. Teve uma subida meteórica nos top's de música com o single U can't touch this e foi vivendo disso durante algum tempo, até que veio bater no fundo sem dinheiro nenhum uns anos mais tarde.


Stanley Kirk Burrel nasceu a 30 de Março de 1962 na Califórnia, adoptando o nome artístico de MC Hammer quando entrou no mundo da música. Começou antes disso a cantar em grupos cristãos até que decidiu pedir dinheiro emprestado e começar uma carreira a solo com a sua própria editora. No final dos anos 80 começou então a dar nas vistas com as músicas "Let's get it started", "Pump it up" e "Turn this mutha out" mas foi em 1990 que saltou para a ribalta quando tocou no programa do seu amigo Arsenio Hall a música "U can't touch this".

Com sample da música Super Freak de Rick James, este rap tornou-se uma febre a nível mundial e foi o maior sucesso da carreira do cantor. Calças "Páraquedas", muito ouro à mistura e um estilo ainda a roçar os anos 80, a música foi um êxito avassalador e tornou-se parte da cultura pop sendo que algumas frases são usadas até hoje.


Foram vendidas mais de 18 Milhões de cópias, e foi #1 ou esteve no top 10 em diversos top's mundiais. O teledisco era passado constantemente na MTV e ajudou assim a criar uma pequena fortuna para este rapper que veio de um bairro pobre.

Problemas com fisco levaram a que perdesse uma grande parte da sua fortuna e viesse até a sofrer algumas dificuldades. Continuou sempre pelo mundo da música mas nunca mais teve um single de sucesso ou que chamasse a atenção do público.

Apareceu em diversos filmes e programas de televisão, e continuará como uma das personalidades mais importantes a nível musical da década de 90 e um dos primeiros rappers de grande sucesso comercial.









Enviar um comentário Blogger