0

Não, não vou falar do vilão do Homem-Aranha, mas sim de uma série que passou na RTP no final dos anos 80, uma produção Nacional que nos ensinava jogos tradicionais através de um programa que mais se assemelhava a uma pequena fábula.

O Duende Verde passou na RTP em 1987, não foi um programa que me interessasse, mas cheguei a ver um ou outro episódio. Tenho ideia de ter visto isto ao Domingo de manhã, mas posso estar enganado claro, não há muita informação disso na Internet e o pouco que consegui (imagens e vídeo incluído) foi do blog Desenhos Animados.

Criada por Nuno Delgado e Nélson Pinto, a série mostrava-nos um pequeno Duende (Madalena Sousa Pinto) brincalhão que adorava espreitar o mundo dos Humanos e perceber melhor como as coisas funcionavam, em especial os nossos jogos. Os diálogos eram escritos por Alice Vieira, e no mundo dos duendes existia ainda o Grão Duende (Álvaro Sousa Pinto) que sofre com as fugas do Duende Verde para o mundo dos humanos (fugindo assim também à escola), e também a sua amiga, a Duendina (Joana Filipe).

A música estava a cargo de Fernando António Fonseca dos Santos, e mais uma vez era um daqueles genéricos que ficou na mente de muitos de nós. Foram apenas alguns episódios, gravados na Estufa fria com membros do teatro Papa Léguas a servirem como elenco para uma série juvenil educativa que tentava incutir nos jovens o interesse pelas nossas tradições.






Enviar um comentário Blogger