0


Ainda sou do tempo de acordar de manhã muito cedo para ver os desenhos animados e levar com a Mira Técnica, acabando por ficar a olhar para ela sempre na esperança que desaparecesse para dar então lugar ao começo da emissão.

A Mira Técnica foi uma presença constante nas emissões da RTP desde o seu começo até perto do final da década de 90, não é que ainda não esteja presente mas já não tem a "importância" e a visibilidade que tinha em outros tempos. Nos anos 50 e 60 era até o que ocupava mais tempo de emissão, já que a estação emitia poucas horas por dia, apresentando na altura uma mira simples com um barulho estridente que nos mostrava então que estávamos a receber bem o sinal, e assim poder ver bem a emissão mal esta começasse.


No final era quase sempre acompanhada pelo hino Nacional antes de começar mesmo a mira e assim encerrar as emissões desse dia. Quando começaram as emissões a cor, a mesma passou a ter também outra utilidade, a de podermos regular a cor e o brilho do nosso televisor. Por vezes em vez de um barulho estridente tinha uma música qualquer a tocar.

Mas é a geração que cresceu na década de 80 que mais se recorda deste pormenor da emissão de uma estação de televisão, já que tínhamos que levar com ela todos os Sábados de manhã quando acordávamos para ver os desenhos animados muito antes de ser ainda hora para isso. Aos dias de semana era uma guerra para nos tirarem da cama e irmos para a escola, mas ao Sábado ainda o sol não tinha raiado e por vezes já íamos a correr para a TV.

No meu caso tinha que ter o cuidado de baixar logo o som, a única TV que tínhamos ficava naquilo que servia também como quarto dos meus pais e por isso não os podia acordar. Lembro-me da frustração que era de ver aquilo e de depois ir tentando passar o tempo à espera que aquilo saísse do ecrã. Ia buscar qualquer coisa para comer, ia tentando brincar ali às escuras até ao momento que finalmente começasse a emissão e viessem aí os desenhos animados.

Mais tarde foi uma parte importante também no começo da SIC, que brincava com a sua mira técnica no começo de cada emissão onde davam também o hino animado da estação.









Enviar um comentário Blogger