0

Os índios ainda tinham muito destaque na tv da década de 80, e em desenhos animados chegaram a existir uns quantos que aproveitavam para nos ensinar as mais diversas coisas, como no caso do Pluma de Alce que nos ensinava os perigos da estrada e os cuidados que devíamos ter na rua.

O Pluma de Alce (Plume d' Elan) foi um desenho animado criado por Claude Clement em 1979 e produzido pela DIC e Belokapi. Lembro-me de adorar o genérico do programa e de gostar de ver as pequenas aventuras deste também pequeno índio, eram episódios com cerca de 5 minutos que nos explicavam coisas da prevenção rodoviária entre outros conselhos úteis.

Foi transmitido pela RTP em 1984, no programa Jornalinho, mas tenho ideia de ter visto isto noutros anos e em outros horários, provavelmente mais um tapa buracos da RTP. Plume d'Élan era um pequeno índio, reguila e animado que queria ajudar as outras crianças a descobrirem os perigos que existem tanto na cidade como campo, com especial destaque para os perigos da estrada. Nos episódios alternava-se entre a animação e a imagem real para percebermos melhor o que queriam explicar em relação à prevenção rodoviária.

Mais alguém se lembra?





Enviar um comentário Blogger