0

Existiam brinquedos que nos divertiram muito na nossa infância, mas que agora ao olharmos para trás não percebemos bem como isso foi acontecer. A Mola Maluca (Slinky no original e em alguns Países Ondamania) é um desses exemplos, basicamente ficávamos a olhar para uma mola que normalmente se colocava a "descer" escadas e ficávamos contentes por isso mesmo.

Foi um daqueles brinquedos que foi criado "por acidente", a ideia surgiu de um engenheiro que trabalhava num estaleiro de navios de guerra, onde a sua função era criar umas molas que ajudassem a estabilizar e transportar alguns equipamentos no alto mar. O Engenheiro Richard James teve essa ideia em 1943 quando ao esbarrar numa dessas molas a viu cair por uma série de livros, para cima de uma e depois para o chão onde ficou em pé. Ele achou então que aquilo podia ser uma bela ideia para um brinquedo e pediu então um empréstimo de cerca de 500 dólares para fabricar as suas primeiras 400 unidades.

Aquilo virou uma moda tal que rapidamente se tornou um sucesso de vendas que continuou pelos anos fora e voltou a ter alguma força na década de 80, nos anos 90 já tinham sido vendidas mais de 300 Milhões de unidades. A partir dos anos 60 a empresa ficou sob o controle da mulher de Richard, que continuou a apostar em forte neste brinquedo e a manter o mesmo a um preço muito acessível. Segundo ela, este devia ser o brinquedo para as crianças que não tinham muito dinheiro e que assim podiam ter algo simples e muito divertido.

 Nunca tive nenhuma mola destas, nem muito interesse em ter uma, mas confesso que achava alguma piada a ver aquilo a descer as escadas por si mesmo, mas passado 3 degraus ficava farto e não percebia como alguém queria continuar a ver aquilo.







Enviar um comentário Blogger