0

A meio dos anos 90 a RTP decidiu transmitir em horário nobre um vídeo que andava a causar alguma polémica, uma suposta autópsia a um alien que tinha sido feito em Roswell, no Novo México. O canal Estatal chegou a promover um debate e tudo, convidando personalidades e médicos especialistas para analisarem este "documentário".

Ray Santilli era o produtor deste pequeno filme, segundo ele teria sido fornecido por um militar que depois lhe entregou e ele tentou restaurar o máximo possível. Isso servia para "explicar" e má imagem do documentário, cheia de grão e por vezes com imagens pouco distintas, mas o certo é que isso tudo ajudava à coisa e muita gente acreditou naquilo e quem era miúdo na altura ficou deliciado com algo do género.

A FOX foi a primeira estação a transmitir o filme e depois vendeu os direitos a várias estações um pouco por todo o Mundo, a RTP comprou os direitos (talvez na ânsia de se sobrepor às privadas) e deu assim um grande tempo de antena a isto tudo. Lembro-me de ver isto com toda a atenção, de olhar atento para ver se era real ou não e de adorar as reacções do Dr. José Pinto da Costa que se insurgia contra aquilo tudo e com a forma atrapalhada e desastrosa com que os supostos doutores conduziam a autópsia.

Ele começou a desarmar aquilo tudo por ali, ele não queria entrar pelas outras coisas que lhe pareciam absurdas, mas o facto daqueles doutores não se comportarem como verdadeiros profissionais numa sala daquelas não lhe deixava margem para dúvidas acerca da falsidade daquilo. Mas muitos ainda tinham dúvidas, porque para além da autópsia, existiam também uns pequenos artefactos que se diziam ser de origem extraterrestre,

O produtor veio a admitir muitos anos mais tarde, quando produziu uma comédia que goza com esta autópsia, que aquilo foi tudo falso e feito por ele e um artista plástico. Mas ao mesmo tempo veio dizer que realmente recebeu o vídeo de uma autópsia, mas que a filmagem não estava em condições e ele tentou reproduzir ao máximo as coisas.

Se não me engano a RTP para além do debate e do documentário, transmitiu um filme qualquer de Roswell, foi uma noite em cheio para os fãs do género nos quais eu me incluía. Na comédia já foi parodiado por diversas vezes, por cá o Herman não perdeu tempo a brincar com isto e até no Seinfeld isto foi comentado numa discussão entre Kramer e Newman.











Enviar um comentário Blogger