0

 Point Break foi um filme que ajudou a popularizar o Surf nos anos 90. Um filme de acção com 2 actores que ajudaram a que o filme ganhasse um estatuto de culto anos mais tarde, devido à sua química juntos e às cenas que protagonizaram neste filme.

Point Break (Ruptura Explosiva em Portugal e Caçadores Emoções no Brasil) foi realizado por Kathryn Bigelow (mulher de James Cameron que substituiu Ridley Scott, escolha inicial, na cadeira de realizador) tendo nos principais papéis Patrick Swayze, Keanu Reeves, Lori Petty e Gary Busey. O filme teve vários nomes possíveis, até decidirem ficar por Point Break, um termo usado no Surf, desporto que era um dos aspectos principais na película.

A história mostra-nos um bando de assaltantes de bancos que usam máscaras de ex-presidentes nos seus assaltos ( Ronald Reagan, Richard Nixon, Lyndon B. Johnson, e Jimmy Carter) e são o terror para a polícia que não os consegue deter nem os identificar. Angelo Pappas (Gary Busey) era um Veterano na força policial, que tem a desconfiança (palpite) que este bando é constituído por Surfistas, e aproveita a chegada de um novo colega para o infiltrar nesse mundo e tentar descobrir algo.

Johnny Utah (Keanu Reeves) faz então amizade com uma rapariga Surfista (Lori Petty) e aproveita isso para se aproximar de um bando de surfistas que caíam no padrão de desconfiança do seu parceiro, liderados por um carismático Surfista, Bodhi (Patrick Swayze).

O facto de ser uma antiga estrela de futebol Americano ajudou à inserção de Utah no grupo, e este cria uma relação especial com Bodhi que o acolhe e o ensina e trata quase como se fosse um irmão mais novo.

O filme tem momentos de acção de grande intensidade, os 2 saltam de aviões, fazem manobras de surf perigosas e grandes perseguições policiais. Há quem considere uma das cenas de surf como uma das melhores jamais feitas num filme, e o final mostra a paixão que esse desporto despoleta com o agente do FBI Utah a libertar Bodhi para que este entre numa onda que muito possivelmente o irá matar.

Lembro-me de ver isto na TV uma vez e de ter ficado fascinado com o filme, até o facto dos assaltantes usarem aquelas máscaras eu gostei, achei super original e interessante. Aluguei várias vezes a k7 VHS e gravei quando voltou a dar na TV, continuo a achar um dos melhores filmes "pipoca" dos anos 90.






Enviar um comentário Blogger