0

Volto a falar de um desenho animado dos anos 70 e 80 que tinha como protagonista uns orfãos, algo habitual nessas décadas, devia ser um prazer que os criadores tinham em ver as crianças sofrerem por ver ali os seus heróis a ficarem sem mãe ou pai (ou os dois). Desta vez era um pequeno urso como personagem principal, num programa que teve dois nomes em Portugal, o Jacky o urso de Tallac e mais tarde o nome de Jackie e Jill.

Foi mais um anime produzido pela Nippon Animation (em 1977) e era baseado num livro de Ernest Thomson Seton com 26 episódios que foram transmitidos pela RTP pela primeira vez em 1979 e repetido por diversas vezes ao longo da década seguinte. Mais uma dobragem Portuguesa de qualidade e com um genérico bem divertido da autoria de Carlos Vidal (Avô Cantigas) e Tozé Brito. No final dos anos 90 o desenho animado voltaria à RTP, mas desta vez com o nome de Jackie e Jill e uma nova dobragem (assim como novo genérico).


Mais uma série que nos ensinava a amar os animais, mostrando como dois ursinhos (Jacky e Nuca) ganhavam amizade com um pequeno índio, uma criança que os ajudou muito depois da morte da mãe deles. Mais um daqueles desenhos animados que me faz recordar os dias de Inverno chuvosos, a ver isto e a deliciar-me com aqueles pequenos animais de ar fofo.

Para variar foi mais um sucesso de vendas com todo o tipo de merchandising à venda, com os bonecos de PVC à cabeça e a bela da caderneta de cromos do tempo que ainda tinham que ser colados com cola e não vir já prontos para colar.

Em dvd só foi editada a versão dos anos 90, com a nova dobragem e o novo genérico que fica a dever muito à versão original. Infelizmente não há vídeo da versão original porque a NIPPON mandou o blog Desenhosanimados tirar do ar a versão que lá estava (e era a única). Só encontrei em mp3 http://www.weblagu.com/Jacky---O-Urso-de-Tallac-id-eXBOMkdjX0c.html .

UPDATE: Graças ao David Martins do blog http://enciclopediadecromos.blogspot.pt/ temos aqui o vídeo original

Jacky o urso de Tallac - Genérico from cine31 on Vimeo.



Jacky, Jacky, corre mundo
Como é bom ser livre e feliz lá no fundo
Jacky, Jacky, come fruta
Com a barriga cheia está mais contente
E procura uma casita
Pois chega o Inverno e o frio já sente
Pouco a pouco, cai a neve
E um manto branco o bosque terá
Vem a noite, sente medo
Seus amigos dormem já
De manhã, nasce o sol
Todo o bosque despertará
Corre e salta o ursinho, sem nunca parar!











Enviar um comentário Blogger