0


A câmera de vídeo era uma das coisas que os Portugueses não dispensavam no final dos anos 80 e na década de 90, filmava-se tudo e mais alguma coisa e por isso foi normal quando apareceu um programa que tratava essencialmente de mostrar a todos essas obras primas caseiras. O Isto Só Vídeo apareceu na RTP no começo dos anos 90 e este no ar até quase o final dessa década, tendo algum sucesso no seu começo e uma grande aceitação por parte do público.

Foi em 1992 que Virgílio Castelo apareceu nos nossos ecrãs apresentando este programa em pleno horário nobre da RTP 1, um programa simples que vivia dos vídeos caseiros Nacionais e Internacionais, sempre com a voz off do apresentador que atirava uma ou outra chalaça relacionada com o que víamos no vídeo. O programa dava às Terças-Feiras, não me recordo se teve sempre público ao vivo ou não, mas acho que a dada altura era dessa forma que podíamos ver os vídeos caseiros que enviavam para o programa e até tínhamos os vencedores do prémio da semana passada a receberem a sua recompensa.

Mas não era só de vídeos caseiros nacionais que o programa era feito, imitando os inúmeros programas que existiam no Estrangeiro (um ou outro já tinha passado fugazmente pela nossa TV), iam buscar imagens a n países, se o vídeo era amador ele estaria ali presente. Uma espécie de avô do Youtube estes programas, com a diferença de ter um apresentador e quase sempre uma narração com piada (ou sem) durante a transmissão desse vídeo.

Passado três anos o programa saiu do ar, e quando voltou tinha a apresentação de Rute Marques, que para além de não ter o mesmo carisma do seu antecessor, sofreu com o facto das pessoas começarem a ficar algo cansadas com o programa, o mesmo não evoluía muito e a dada altura o interesse esmorecia. O mesmo já tinha acontecido nas nossas vidas pessoais, já ninguém queria ver os casamentos, baptizados, aniversários ou férias dos amigos nas suas filmagens caseiras. Era a morte do nosso lado voyeur, apesar de que este tipo de programas volta e meia aparecer sempre nos nossos canais Nacionais, em qualquer um deles.






Enviar um comentário Blogger