0

Os anos 80 eram o paraíso dos vendedores ambulantes, era comum recebermos visitas destas pessoas que ganhavam a vida a vender coisas de porta a porta, e uma dessas visitas regulares era a do Homem do Circulo dos Leitores.

Existiam várias empresas do género (ou seja de venderem livros via um vendedor que nos apresentava um catálogo), mas o gigante do mercado era sem sombra de dúvida o Circulo dos Leitores, apresentava um catálogo gigantesco desde enciclopédias a livros infantis, passando por os romances de sucesso da altura. Todos os meses batia à porta um senhor que vinha munido de uma pasta onde trazia o catálogo que usaria para tentar seduzir os Pais a comprar uns livros, para eles ou para os seus filhos.

Apresentavam facilidades de pagamento, ou via cheque ou até acho que se podia pagar a esses senhores uma mensalidade recebendo logo os livros de antemão. O meu chegou a fazer algumas encomendas, livros de história, enciclopédias que achou que me poderiam ser úteis na escola e um ou outro livro infantil para me distrair.

A dada altura começou até a distribuir VHS, e sempre apostando neste esquema de porta a porta que continuou mesmo em pleno Século XXI. Não sei se ainda é recorrente, mas acredito que sim, que ainda haja destes vendedores a aliciarem pessoas a entrarem no maravilhoso mundo da leitura.








Enviar um comentário Blogger