0

Muito antes dos Morangos com Açúcar, ou até dos Riscos, a série Portuguesa juvenil que tentava retratar a vida dos jovens e colocá-la na TV era uma chamada "Os melhores anos".  Ao contrário das outras duas, cor e animação era coisa que não marcava muita presença no pequeno ecrã, eram outros tempos e a ideia que se tinha era que os jovens eram muito calmos e com roupas que não chamavam muito a atenção.

Os Melhores Anos foi uma série de 13 episódios, que passou desde 22 de Setembro de 1990 até o dia 29 de Dezembro desse ano, uma ideia original de João Aguiar que também escrevia os argumentos e os diálogos do programa que foi realizado por Jorge Paixão da Costa. A acção desenrolava-se num liceu (C+S António de Melo que era na verdade a Escola Secundária Rainha Dona Amélia em Lisboa) e centrava-se numa turma do 9º Ano e naquilo que afecta os rapazes e raparigas nessa altura da vida.

Lembro-me pouco da série (fui mais fã dos Riscos uns anos mais tarde), mas era tudo abordado de uma forma soft e a representação era muito sofrível e apagada. Aliás como todo o cenário da série, os figurinos, tudo era muito "Não olhem muito para nós, estamos aqui para passar despercebidos".



No elenco tivemos nomes conhecidos, no lado dos professores tínhamos Vítor Norte como prof. de educação física, Alexandra Lencastre era a prof. de Inglês uma pessoa simples da província a estranhar a vida na grande Lisboa e Lídia Franco era a directora da turma (apesar de nunca se saber que disciplina lecciona) e era a grande vilã da série, má como tudo.

Nos alunos tínhamos a destacar-se um jovem chamado Peter Michael que interpretava o crânio da turma, e Vítor Emanuel como um jovem de um bairro desfavorecido que tinha chumbado de ano e se apaixonou por uma professora. Mas tínhamos também a jovem Sofia Solange, uma menina bonita que era a namoradeira da turma e fez muito rapaz do público suspirar por ela (apesar de andar sempre com muita roupa em cima).

Elenco:
Sofia Solange Sousa – Isabel
Peter Michael – Tadeu
Ricardo Costa – Zeca
Carla Cristina Carvalho – Joana
Maria Leonor Francisco – Célia
Filipe Malta – Tony
Vítor Emanuel Silva – Miguel
Nuno Miguel Magalhães – Paulo
Filipe Santos Dias – André
Bruno José Barroso – Chico
Alexandra Lencastre – Margarida
José Gomes – Josué
Lídia Franco – Dalila
Laura Soveral – Berta
Maria José Camecelha – Idalina
Rogério Claro – Sr. Francisco
Rogério Samora – Tiago
Vítor Norte – Cruz
Info tirada do site http://www.brincabrincando.com

Alguém mais via ou gostava desta série?




Enviar um comentário Blogger