0

Os Jogos sem Fronteiras faziam parte daqueles programas que reuniam a família toda em redor do pequeno ecrã, um programa leve e divertido ideal para as noites de Verão da RTP, que o transmitiu durante os anos 80 e 90 quase sempre com a apresentação do grande Eládio Clímaco.

O programa foi idealizado por Charles De Gaulle em 1963, que pretendia assim celebrar a amizade entre vários Países Europeus, e aproximando alguns povos que carregavam ainda as mágoas das grandes guerras mundiais, como os jovens Franceses e Alemães. A primeira emissão foi em 1965, opondo as cidades de Dax (França) e Werendof (Alemanha) e rapidamente começou a ter a participação de outros Países Europeus. Bélgica e Itália foram os primeiros, sendo que em 1967 chegou a vez da Suiça e da Grã-Bretanha, em 1970 foi a Holanda, 1977 o ano da Jugoslávia enquanto que 1979 trouxe Portugal para o meio destes jogos.

No final da década de 80 surgiram mais dois Países, a Espanha e San Marino enquanto que nos anos 90 foi a vez do País de Gales, Grécia, Malta, Hungria, Checoslováquia, Eslovénia e até a Tunísia. Tudo reunido nuns jogos que primavam pela diversão e pela água, com muitos jogos a envolver piscinas ou água de uma forma ou de outra.


Lembro-me de gostar bastante de ver este programa, e de vibrar sempre que Portugal vencia e não era tão poucas vezes como isso, havia localidades que tinham o condão de se darem bem nestes jogos, como Amadora ou Figueira da Foz.

Depois de uma primeira fase, o programa voltou em força em 1988, estando no ar até 1999 e uma das bandeiras da Eurovisão, o sistema televisivo que reunia as diversas estações de tv públicas da Europa. Eram uns oito ou onze programas, transmitidos no verão e em pleno horário nobre, por norma ao Sábado à noite se não me engano, e que fazia com que eu, a minha Avó e a minha Mãe nos sentássemos a ver este programa.

Por vezes os programas eram transmitidos no nosso País, com a apresentação do grande Eládio Clímaco, que fazia também a narração dos jogos e a tradução quando estes eram transmitidos noutros Países. A estreia de Portugal deu-se a 5 de Setembro de 1979, em Cascais sendo uma emissão histórica a cores (apesar de isso servir só para os outros Países) apresentada por Fialho Gouveia e Eládio Clímaco.



Ao longo dos anos estiveram ao lado de Clímaco nomes como Alice Cruz, Ana Zanatti, Luís de Matos, Ana do Carmo ou Anabela mota Ribeiro. Portugal teve cinco grandes vitórias, só ficando atrás da Alemanha com seis e sendo assim um dos Países mais vitoriosos destes jogos. San Marino era um nome que ficou na nossa memória, já que raramente conseguiam vencer algo e sempre que calhavam contra Portugal era certo que a vitória estava garantida.

Piscina, água, e muita diversão a ver estes jogos, dos quais até decorávamos os nomes dos juízes que fiscalizavam as provas, como o Guido Pancaldi ou o Gennaro Olivieri entre outros. Divertia-me muito com isto, podiam voltar com algo do género que acho que podia ser interessante, afinal no Verão queremos é programas do género.









Enviar um comentário Blogger