0


Há coisas que voltam sempre a ficar na moda, e nos anos 90 existiu uma febre em torno de algo muito antigo, uma espécie de iô-iô Chinês que servia para mostrarmos as nossas habilidades de marabalista, o Diábolo, também conhecido simplesmente como Diablo cá em Portugal, a abreviar a leitura do nome do "brinquedo".

O Diábolo ou Diablo deriva dos objectos chineses que existiam no século XII, aperfeiçoados por um Francês no começo do Século XX e que começaram a aparecer pelo Ocidente no decorrer desse século.


Quem é verdadeiramente habilidoso consegue fazer centenas de habilidades com este objecto, que consiste em 2 bastões de madeira presos um ao outro com um fio, onde se coloca o objecto de plástico (apesar de existirem diversos Diábolos de vários materiais, este é o mais comum), que é basicamente 2 semi esferas invertidas. Depois é divertir-mo-nos a atirar aquilo ao ar ou a fazer manobras circenses com aquilo, aliás é algo muito utilizado para treinos no Circo ou em alguns treinos de ginástica.

Por cá nos anos 90 esteve muito na berra, era comum ver crianças e adolescentes nos parques, praias e ruas a brincar com aquilo, sozinhos ou com os seus familiares a mostrar os seus truques a eles. De vez em quando via-se alguém mais profissional que conseguia fazer habilidades com mais que um Diablo ao mesmo tempo.

Não brinquei com isto porque sempre fui pouco habilidoso nestas coisas, alguém aí se divertiu com isto?






Enviar um comentário Blogger