0

A Cola Cao ainda existe hoje em dia, mas longe da loucura de consumo de que era alvo nos anos 80, uma década que sorveu produtos do género como se não houvesse amanhã. Por isso lembrarei aqui da época em que dominou um pouco a nossa vida, quer com o seu produto base, quer com os seus derivados ou até o merchandising que produzia com fartura.

Nunca fui muito fã destes pós para misturar no leite, mas a dada altura consumiu-se alguns produtos do género lá por casa e só gostava dos brindes que alguns deles ofereciam, e era só por isso que os consumia ou até encorajava a minha Mãe a comprar estes artigos.

Cola Cao era produzido pela empresa Nutrexpa, uma empresa Espanhola que começou a produzir este artigo em 1946, começando depois um plano de expansão que passou pelo nosso País e chegou a ir parar à China. Aliás estes dois países são dos maiores consumidores deste pó que se mistura no leite e dá origem a uma bebida achocolatada deliciosa.

Açúcar, Cacau, Ferro, Cálcio e Noz de Cola são apenas alguns dos ingredientes que compõem este produto, que depois é só tirar com uma colher e despejar para um copo com leite dentro, ou colocar primeiro o pó e depois o leite e misturar tudo bem.

Havia até quem comesse aquilo só às colheradas, ou até mesmo dentro de uma carcaça com ou sem manteiga.


Começou a ficar ainda mais conhecida quando começou a colaborar com eventos desportivos como os Jogos Olímpicos, do qual se tornou um dos patrocinadores de maior destaque e que oferecia sempre aos seus consumidores alguns brindes engraçados aquando da realização desse evento. Os anúncios com desportistas também eram comuns e até me lembro de ver algo com o Pateta da Disney, mas posso estar a "imaginar" coisas.

Existiu sempre forte concorrência por parte de outros artigos, como o Nesquick para mencionar somente um, e com o aparecimento de pacotes com leite já achocolatado, começou a perder terreno numa sociedade que vive a correr e não quer perder muito tempo com coisas.

Mas os puristas continuam a preferir umas boas colheradas de Cola Cao, do produto original que agora há também uma versão Turbo, que se diz ser mais rápida a misturar-se com o Leite.










Enviar um comentário Blogger