0
Portugal sempre foi um País que viveu em "crise", por isso sempre se viu na casa de muitos Portugueses em vez de um pacote de Manteiga, um pacote de creme para barrar parecido com manteiga. Duas marcas disputaram a preferência dos Portugueses, a Planta e a Flora.

A Planta apareceu em 1958, foi a primeira e por isso continua a ser a preferida de muitos Portugueses, e era uma marca que sabia apostar na publicidade, sendo comum nos anos 80 os anúncios na Televisão, normalmente mostrando donas de casa em provas de rua. Houve um muito conhecido que mostrava uma senhora dizendo "sou mesmo lambona".

Já a Flora apareceu 10 anos depois, em 1968, aparentava um ar mais "jovial" e apostava na publicidade nas revistas mostrando a leveza do seu sabor e que era o ideal para comer em torradas. Era a preferida na casa da minha Avó, e a minha preferida também, em torradas era imbatível e derretia facilmente ficando as mesmas ainda mais saborosas.

A Planta era mais "rija" mas mais resistente ao calor, a Flora durava pouco tempo fora do frigorífico, ficando rapidamente num "mar" de "margarina" que lhe tirava o gosto todo. Confesso que cresci nos anos 80 a pensar que isto era mesmo manteiga, tanto uma como outra e demorei muito para perceber que não eram nada disso, apesar de na minha casa até se utilizar para cozinhar os fritos.

Hoje em dia pertencem à mesma empresa, a Unilever, e estão um pouco longe do duelo que protagonizaram, sendo que a Planta continua o seu domínio apostando de novo na publicidade e em novos formatos.









Enviar um comentário Blogger