0

Se houvesse uma votação de "programa mais importante para ti na década de 80", o Agora Escolha seria um sério candidato à vitória. Um programa que marcou várias gerações com a sua interactividade e séries transmitidas nos diversos blocos em votação.

Vera Roquette foi a apresentadora escolhida para este programa, acumulando com isso o cargo de locutora de continuidade, para o qual foi chamada pouco tempo depois. Para além disso apresentou a meias com Serenella Andrade o programa "Uma História ao fim do dia". O primeiro programa foi para o ar a 13 de Outubro de 1986 na RTP 2 e esteve nesse canal por quase uma década, até 10 de Setembro de 1993 quando passou para o Canal 1. Aí nunca teve o mesmo sucesso que no segundo canal, e ficou por lá apenas um ano saindo de cena no dia 7 de Janeiro de 1994.



Foi o primeiro programa verdadeiramente interactivo da Televisão Portuguesa, com linhas telefónicas a aguardar a nossa chamada, já que éramos nós que decidíamos que série iria ser transmitida no final do programa. Vera Roquette apresentava-nos os programas que compunham os dois blocos (Bloco A e Bloco B) logo no início do Agora Escolha.

Normalmente tratava-se de duas séries que haviam tido enorme sucesso na nossa Televisão, podendo ir desde séries internacionais como o Alf ou o Barco do Amor (um habitual do programa), até séries Nacionais como os Homens da Segurança ou programas de variedades com algum cantor em destaque. Era-nos dado o número de telefone que tínhamos que ligar para escolher o nosso preferido, e depois víamos então um programa enquanto podíamos acompanhar o desenrolar dessa votação no canto superior do ecrã.

Por norma eram desenhos animados os escolhidos, afinal o programa era transmitido de tarde e esse era um dos públicos alvos da estação. E a verdade é que quase todos se tornaram míticos, desde Tom Sawyer ao Bocas passando pela Ana dos Cabelos Ruivos ou os Três Mosqueteiros, quase todos eles tiveram mais sucesso do que quando eram transmitidos fora do Agora Escolha.

Mas por vezes também eram transmitidas algumas séries, como a famosa Quem sai aos seus, ou então o jovem Verão Azul, que também tiveram grande sucesso neste papel de serem o programa intermédio enquanto esperávamos para ver aquele em que tínhamos votado ou que queríamos que ganhasse. A verdade é que por vezes, ficávamos apenas por este programa do meio, já que não tínhamos interesse nenhum em ver aquele que tinha vencido a votação. Outro que recordo com saudade era o Casa de Irene, que foi durante muito tempo o escolhido enquanto ficava a olhar para o topo do ecrã e ver qual o bloco que ia à frente.

A apresentadora tentava comunicar com o público de uma forma simples, mostrava-nos os desenhos que enviavam para lá ou então até falava de uma forma informal de coisas da vida dela ou para nos deixar mais à vontade sobre os bastidores do programa. Por várias vezes mostrou-nos as pessoas que estavam agarradas ao telefone à espera do nosso telefonema, tudo para vermos como é que aquilo funcionava.


No primeiro dia, os programas em votação foram o espectáculo de ballet La Sylphide, pela Companhia Nacional de Bailado, e um episódio de Espaço: 1999, que foi o vencedor. Enquanto votavam, os telespectadores puderam assistir às séries Os Polis e Charlot. Foi um programa diário que esteve mais de sete anos no ar, e apenas durante uma altura (entre 87 e 89) ele não foi diário, sendo transmitido às Segundas, Quartas e Sextas.

Quando passou para o primeiro canal, teve também o patrocínio da Frisumo com a mascote Tampinhas a ser uma presença regular no ecrã. Mas não chegou a estar um ano no ar no primeiro canal e chegou ao fim em 95.



797 82 14, o 797 83 37 e o 797 82 89, da rede de Lisboa (indicativo 01) eram os números para os quais podíamos ligar e em 1988, foi inaugurado um novo sistema de acolhimento de chamadas no Porto. Ficaram, assim, disponíveis alguns telefones da rede do Porto (indicativo 02): 711 09 08 e 711 09 77. Votação essa que podia começar ainda antes do programa ir para o ar, as telefonistas informavam logo quais seriam as escolhas do dia e podíamos assim votar logo nesse programa.

Se perguntarem, será difícil para alguém que cresceu na década de 80 e 90 dizer que nunca viu o Agora Escolha, era uma das nossas companhias nas férias de Verão e aliás é por isso mesmo que a apresentadora não teve Férias durante muito tempo, já que era no Verão que o programa tinha mais audiências.

No final chegou a ser convidada para a TVI, que queria fazer um programa do género, recusando e ficando pela RTP a apresentar o Um dó li tá. O quarto canal foi em frente e criou um programa semelhante (A Escolha é Sua) com chamadas de valor acrescentado e sem o mesmo sucesso.

Qual a série que mais gostavam de ver nos Blocos a votação? E qual o desenho animado que mais gostaram de ver no período de votação?





Imagens e alguma informação retiradas do http://www.brincabrincando.com











Enviar um comentário Blogger