0

A Praça de Touros de Cascais era dos locais mais míticos desta bela Vila, e era conhecida por várias coisas menos pela prática de touradas. Era local de uma Feira bimensal que quase todos visitavam, tinha espaços comerciais que eram bastante frequentados pelos estudantes do Liceu situado ao lado e foi palco de grandes concertos durante a década de 80 e 90.

Quando era criança volta e meia via panfletos a anunciar algo na Praça de Touros de Cascais, mas a mesma estava a alguma distância da minha casa, por isso nunca ligava muito à coisa, mas sempre que ia à Feira que lá se realizava, ficava a olhar para aquilo e a imaginar o que podia acontecer lá dentro. Aliás sempre me fez confusão porque é que a feira se realizava na parte de fora e não lá dentro, seria muito mais engraçado e castiço, mas o certo é que aquela Feira era algo por que ansiava todos os 1ºs e 3ºs Domingos do Mês.


Os Pães com Chouriço eram a maior atracção da Feira, extremamente saborosos e que sabiam bem quentinhos enquanto vínhamos a pé para casa (sim porque não valia a pena esperar pela 404 ao fim de semana e dias de feira) e depois quando chegava a casa e sentava-me a ver o resto do Clube Amigos Disney ou à espera que começasse o MacGyver ou o Justiceiro.

Era no meio dos pilares em torno da Praça que se realizava a Feira, também conhecida por boa roupa falsa e por enchidos e queijos de qualidade tudo devidamente separado, cada espaço destinado a um certo produto. Quando comecei a estudar na Pereira Coutinho, olhava para ela todos os dias quando ia no autocarro para as aulas, mas foi quando comecei a estudar na Polivalente que a conheci melhor. Meus colegas iam muito para os Morgadinhos, jogar Snooker e beber café e imperiais, e eu por vezes dava volta ao monumento quando tinha um furo no horário. Era sempre estranho ver aquilo assim abandonado e sem a vida que tinha nos Domingos de feira.

É que no final dos anos 90 já nem a usavam sequer para concertos, algo que foi muito comum nos anos 80 e no começo da Década de 90. Por lá passaram bandas como Status Quo, Scorpions, Bryan Adams, Mike Oldfield, Guns n Roses ou Billy idol. Dos últimos concertos (se não o último) foi da Boys band, Backstreet Boys, a 15 de Abril de 1998. Curiosamente muitos artistas gabaram o local e o público Português, o vocalista de Smashing Pumpkins disse que um dos melhores concertos da sua vida foi naquele preciso local.

Em 2004 tomou-se a derradeira decisão de demolir a Praça, e penso que foi logo no ano seguinte que isso aconteceu deixando ali um buraco enorme perto da Escola Secundária e onde já nem se realiza a mítica feira bimensal que tinha os fabulosos Pães com Chouriço. Penso que até hoje não se fez nada com aquele espaço, provando que por vezes não faz sentido tanta pressa numa demolição quando não está nada ainda garantido para esse local.





Enviar um comentário Blogger