4

Muito eu gostava de comer Sugus às mãos cheias, comprava aqueles sacos no Pão de Açúcar e ia tirando e comendo sem parar. Adorava os de Laranja e Morango, e quando havia uma festa de anos tinha que se correr para apanhar estes e não os que ficavam para trás, como os de Ananás.

Os Sugus são uns caramelos criados pela empresa suíça Suchard, em 1931. A origem do nome está nas línguas escandinavas, nas quais 'suge' significa chupar. Nos anos 70 e 80 fizeram muito sucesso no Brasil e em Portugal, com publicidade nas revistas de BD e não só, chamando a atenção dos pequeninos para estes chatearem os graúdos para lhes comprar isto.

Vinham numa embalagem rectangular (como as do Halls), com os Sugus embrulhados num pequeno papel colorido de acordo com o sabor da fruta deles e podia-se assim comprar só aqueles que gostávamos mais, ou então num saco com diversos sabores lá dentro.

Para além dos de Morango e Laranja vinham também sabores como Menta, Limão, Melão, Cereja ou o malfadado Ananás. A cor do papel que embrulhava este rebuçado dizia logo a fruta dele, sabíamos assim que cor procurar. Adorava o gosto daquilo, de como era bom sentir aquilo a desfazer-se na boca e como era mau ver aquilo tudo empapado com o calor, tudo melado e peganhento.

Ainda se vende por cá, apesar de afastado das festas de aniversário das crianças de hoje e do sucesso de outros tempos. Mítico o anúncio "vêm todos da mesma árvore", adorava essa frase, vou colocar também o do Brasil, feito com animação e que marcou toda uma geração nesse País.








Enviar um comentário Blogger